Um determinado elemento X tem para seu átomo, no estado fundamental, a seguinte distribuição eletrônica:1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2. Para este elemento, podemos afirmar: I. O número de elétrons para X2+ = 18 II. O elemento pertence à família 2. III. O número quântico secundário, para o elétron diferencial, é zero. IV. Pertence a família dos Metais Alcalinos. Analise as alternativas e assinale a opção correta:
*
a) I e II são corretas.
b) I e IV são corretas.
c) II e III são corretas.
d) III e IV são corretas.
e) I, II e III são corretas.
Respostas
Resposta: A alternativa correta é a letra E.
Explicação: O item I está correto, pois a carga positiva representa a perda de elétron, nesse caso, como está 2+ significa que houve uma perda de dois elétrons, totalizando assim, 18 elétrons.
O item II, também está correto, porque ao realizar a soma dos elétrons em cada subnível/subcamada, tem-se o total 20 elétrons. Logo basta checar na tabela periódica para descobrir qual elemento possui esse número atômico, que nesta questão é o Cálcio (Ca).
O item III está correto, pois termina no 4s2, ou seja, quando terminado no subnível s, o valor do número quântico secundário é 0.
O item IV está errado, tendo em vista que o elemento em questão é o Cálcio que pertence ao grupo dos metais alcalinos terrosos.