Dois lados de um triângulo medem 4cm e um de seus ângulos internos mede 100°. Construindo esse triângulo no GeoGebra, conclui-se que seu terceiro lado mede aproximadamente
A) 6,07 cm.
B) 6,10 cm.
C) 6,13 cm..
D) 6,16 cm
Respostas
Resposta:
letra C) 6,13 cm
Explicação passo a passo:
Não é uma explicação técnica, apenas minha lógica.
1 - Se dois lados medem 4 cm, então sabemos que eles são os catetos, pois a hipotenusa é o maior lado.
2 - Temos o tamanho dos catetos e podemos deduzir que esse ângulo dado pelo exercício só pode ser o ângulo entre os catetos, pois é o maior ângulo.
A partir desses passos já podemos esboçar um desenho do nosso triângulo que não é retângulo, mas temos os catetos de 4 cm e ângulo entre os catetos que é de 100°.
Então como aplicar as identidades trigonométricas básicas que sabemos, como seno, cosseno e tangente, se ele não é um triângulo retângulo ?
Simples, basta dividir o triângulo ao meio, logo teremos dois triângulos retângulos que são espelhos e agora a hipotenusa de cada triângulo vale 4 cm.
De quebra nós temos um ângulo desse novo triângulo retângulo que é a metade do ângulo de 100°, que seria 50°.
Então vamos analisar apenas um já que vimos que eles são espelhos (idênticos).
Sabemos que o triângulo retângulo tem um ângulo de 50° e sua hipotenusa mede 4 cm, logo podemos aplicar a regra trigonométrica do seno.
Sabemos que o lado do triângulo que pretendíamos achar era exatamente a soma dos catetos opostos dos dois triângulos retângulos, logo podemos multiplicá-lo por 2.
3,064177772 * 2 = 6,128 cm ≅ 6,13 cm