Recentemente, Marcela procurou sua nutricionista Bárbara para elaborar uma nova dieta “gluten-free”. Na semana passada, ela foi diagnosticada com uma doença autoimune do trato gastrointestinal e que afeta, especialmente, o funcionamento do intestino delgado, resultando na atrofia das vilosidades intestinais, hiperplasia de criptas e inflamação. Com base no relato de caso, assinale a doença que Marcela apresenta:
Alternativas
Alternativa 1:
Espondilite Anquilosante
Alternativa 2:
Diabetes Mellitus tipo 1
Alternativa 3:
Doença Celíaca
Alternativa 4:
Artrite Reumatóide
Alternativa 5:
Lúpus Eritematoso Sistêmico
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA 3 - Doença Celíaca
Explicação:
Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten
De acordo com as características da doença e da nova dieta, Marcela foi diagnosticada com a Doença Celíaca, alternativa 3.
Qual a relação da Doença Celíaca com o glúten?
Doenças autoimunes são doenças nas quais as células do sistema imune do corpo reconhecem os próprios tecidos como invasores e os atacam.
Na Doença Celíaca o sistema imunológico reage à presença do glúten e produz anticorpos que atacam o revestimento do intestino delgado. O glúten é um tipo de proteína e está presente em alimentos como:
- Trigo
- Cevada
- Centeio
- Aveia
Além disso, o glúten está presente em alimentos derivados dos itens acima, como:
- Pizza
- Pão
- Bolo
- Cerveja
- Vodka
Para evitar os sintomas dessa doença, a pessoa precisa ter uma dieta sem alimentos com glúten. Por isso, a nutricionista Bárbara passou uma dieta "gluten-free" para Marcela.
Para saber mais sobre o glúten, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51612242
#SPJ2