A proposta pedagógica de Paulo Freire remete à crítica e à superação dos modelos educacionais hegemônicos. A educação apresenta-se como um caminho para a mudança social, para a formação de sujeitos históricos, atores e autores de seus processos cotidianos de emancipação coletiva e individual. Com relação à pedagogia de Paulo Freire, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. O educador é aquele “que enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa”.
b. Destaca a importância do diálogo como meio dessa relação educador e educando em um processo ensino-aprendizagem libertador.
c. Ele afirma que sem humildade também não há diálogo, pois a autossuficiência impede a aproximação necessária ao diálogo.
d. Ele refere que a libertação autêntica trata da humanização em processo, ou seja, é algo que se deposita nos homens, é uma palavra, da qual demanda ação, mas não reflexão dos homens.
e. Ele afirma que se não há profundo amor ao mundo e aos homens, não há diálogo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A alternativa A) é a incorreta, pois o dialogo é um dos pontos chave, estando acima do processo de transmissão de conhecimento.
O dialogo é a ponte que liga os estudantes e os professores, criando uma relação de igualdade no processo de ensino-aprendizagem, além de ser uma forma de socializar o aluno.
A conversação também pode ser usada para criar exemplos e problematizar as relações do homem com o mundo.
As pessoas são seres complexos, cheios de conteúdo, experiências e conhecimentos, por isso a educação libertadora nunca deve considerar o aluno como um ser vazio de conhecimento.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás