Considere o contexto a seguir:
Aquíferos são unidades geológicas capazes de armazenar e transmitir água. Eles são classificados em aquíferos livres, confinados e suspensos. Os aquíferos superficiais que ocorrem amplamente na superfície terrestre são os denominados aquíferos livres, e podem ocorrer tanto nos solos (manto de intemperismo superficial) como nas formações rochosas subjacentes, sendo limitados em profundidade por camadas impermeáveis.
Com relação às características e o funcionamento desses aquíferos, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) A zona saturada é caracterizada por possuir pouca água, enquanto a zona não-saturada possui todos os poros preenchidos por água.
( ) A posição do nível freático pode variar muito em função das características climáticas de cada região. A tendência é que o nível se eleve mais próximo à superfície, em épocas mais chuvosas, e que se rebaixe nas épocas mais secas.
( ) O nível freático, ou superfície potenciométrica, é uma superfície que separa as zonas saturada e não-saturada. Ao se perfurar um poço com profundidade maior do que o nível freático, a água acumula-se até a altura do nível freático.
( ) A posição do nível freático não se altera ao longo do tempo. Isso ocorre porque ela depende apenas das características das rochas e solos.
( ) Quanto maior a infiltração de água no solo, maior é a recarga dos aquíferos livres. Dessa forma, o escoamento superficial desfavorece a recarga desses aquíferos.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V e F.
Alternativa 2:
V, F, F, V e F.
Alternativa 3:
V, F, F, F e V.
Alternativa 4:
F, V, V, F e V.
Alternativa 5:
F, V, F, V e F.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás