Todos os átomos buscam estabilidade. A Teoria do Octeto diz que essa estabilidade pode ser alcançada se houver oito elétrons na camada de valência do átomo (camada mais externa). Desse modo, o átomo precisa ter a mesma quantidade de elétrons de um gás nobre. O neônio (Ne), por exemplo, possui 10 elétrons ao redor do seu núcleo. Dessa forma, os elementos que possuem um número atômico próximo ao Ne irão obter estabilidade quando possuírem a mesma quantidade de elétrons desse gás nobre.
Considere os números atômicos (Z) dos seguintes elementos: Li = 3; B = 5, O = 8, Cℓ = 17.
O íon que possui a mesma quantidade de elétrons do gás nobre citado no texto é o
a) B3+.
b) Cℓ─.
c) Li+.
d) O2─.
Respostas
Resposta:
D
explicação: O oxigênio possui número atômico igual a oito, ou seja, possui oito protons em sei núcleo. Como a tabela períodica considera os elementos como elétricamente neutros, vemos que ele também possui oito eletron na camada de valência. Para chegar em uma posição igual a eletrosfera do Neônio ele precisa ganhar dois eletrons, ou seja, ganhar duas cargas negativas, ficado como "-2"
quantidades de eletrons para os elementos das outras alternativas
A) 2
B) 18
C) 2
espero ter ajudado :)
Resposta:
Alternativa D = O2─
Explicação:
O gás nobre citado no texto é o neônio (Ne), que possui 10 elétrons. Dos íons fornecidos, dois são cátions, o B3+ e o Li+, o que significa que eles perderam a quantidade de elétrons indicada no valor da sua carga; e dois ânions, o Cℓ─ e o O2─, o que significa que eles ganharam a quantidade de elétrons indicada no valor da sua carga. Assim, o B3+ possui 5 – 3 = 2 elétrons, o Li+ possui 3 – 1 = 2 elétrons, o Cℓ─ possui 17 + 1 = 18 elétrons e o O2─ possui 8 + 2 = 10 elétrons. Logo, o íon que possui a mesma quantidade de elétrons do neônio é o O2─.