• Matéria: Sociologia
  • Autor: wellianeveras
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 2020, quase a metade da riqueza do país (49,6%), foi toda para a mão do 1% mais rico da população. Em 2019, esse índice era menor, pois 1% da população detinham 46,9% da riqueza. É também o pior nível de concentração de renda desde pelo menos 2000, de acordo com o relatório: naquele ano, o 1% mais rico era dono de 44,2% das riquezas no Brasil e, em 2010, esse número havia caído para 40,5%, a menor proporção registrada no período. Uma ferramenta importante que nos auxilia a encontrar esses valores que tratam da distribuição de renda é o Índice de Gini, e também podemos analisar o PIB per capita e o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Ressaltamos que, para além desses números, índices e porcentagens, o essencial é entendermos que quanto maior a concentração de renda, significa que uma grande parte de toda renda e riqueza do país estão nas mãos de poucas pessoas, o Brasil é um país com alta concentração de riqueza e que este fato evidencia as expressões da questão social. Diante disso, redija um texto dissertativo, explicando se você considera boa ou ruim essa concentração de riqueza, e por que o trabalho do assistente social pode ser importante nessa conjunção de alta concentração de renda.​

Respostas

respondido por: DejailsonRibeiro
11

Resposta:

O trabalho do assistente social é pautado na proteção social, o qual em toda a sua abrangência e em seu contexto de ação, especificamente no Brasil, tem em seu bojo a desigualdade social como fomentadora de situações históricas de desagregação e vulnerabilidades concretas.

Dessa forma o assistente social necessita trabalhar no enfrentamento desta realidade social, política, econômica que temos concebida no cenário atual, buscando mapear e propor um conjunto de políticas públicas estruturantes, capazes de atuar intersetorialmente e articuladamente com o propósito de garantir a igualdade e distribuição de renda, além do acesso do cidadão a todos os direitos legalmente constituídos para a efetiva qualidade de vida do sujeito legal.

Explicação:

ok

respondido por: CSANDARILHO
0

O trabalho do assistente social é voltado para proteção social, principalmente das classes sociais mais pobres, pois em um país com alta concentração de renda como o Brasil, esta classe possui a maior necessidade de proteção.

Trabalhando em uma país desigual

O Brasil é um país marcado pela desigualdade social agravada pela alta concentração de renda, pois enquanto 1% da população detém metade da riqueza do país, a outra metade é repartida de modo desigual para as demais classes sociais.

Sendo que a classe que menor receberá a riqueza do país são as camadas mais pobres da população e irá demandar proteção social. E neste contexto que o assistente social é inserido pois seu trabalho é de vital importância para a garantia da ajuda e no combate à esta quatro desigualdade em nossa sociedade.


Mais informações sobre o trabalho do assistente social:
https://brainly.com.br/tarefa/24748963?referrer=searchResults
#SPJ2



Anexos:
Perguntas similares