• Matéria: História
  • Autor: joaopauloquerubinofo
  • Perguntado 3 anos atrás

Identifique o momento da Idade Média em que ocorre o despertar das cidades, mencionado no texto, e aponte três características do papel exercido pelas catedrais na vida cotidiana dos moradores das cidades. Identifique o momento da Idade Média em que ocorre o despertar das cidades , mencionado no texto , e aponte três características do papel exercido pelas catedrais na vida cotidiana dos moradores das cidades .​

Respostas

respondido por: samillylauannysilvas
5

Resposta: momento histórico: renascimento comercial e urbano da baixa idade média, séculos xi-xv, características do papel e exercido pelas catedrais na vida cotidiana dosmoradores das cidades: local em que os fiéis poderiam dirigir suas orações, celebração de comemoraçõesda religião católica, e realização de reuniões das confrarias

Explicação:

respondido por: RayanaSE
2

1. O momento histórico da Idade Média apontado no texto abaixo é o Renascimento comercial e urbano no final da Idade Média — a chamada Baixa Idade Média, nos séculos XI a XV.

2. As características do papel da catedral na vida dos habitantes das cidades eram:

  • lugar onde os fiéis utilizavam para rezar diretamente a Deus ou aos santos;
  • celebrações católicas, inclusive as comemorativas com a presença da comunidade urbana;
  • local onde também se realizavam as assembleias civis das comunas.

Renascimento comercial e urbano

O renascimento comercial e urbano foi o resultado de grandes mudanças que ocorreram no final da Europa medieval. Conduziram ao desenvolvimento das cidades, algumas das quais abrangeram um número considerável de habitantes.

Além disso, o crescimento urbano afeta e é afetado pelo renascimento comercial, o que significa, por exemplo, a ampliação da circulação de mercadorias e a retomada do uso do dinheiro.

Após as Cruzadas (século XI), ocorreu um renascimento comercial, com tapeçarias, especiarias, joias, entre outros produtos circulados por soldados que retornavam do Oriente. Além disso, os burgos (cidades) ressurgiram pelo abandono da servidão feudal, com os cidadãos encontrando outras atividades econômicas nestes centros urbanos.

Texto da questão:

[Na Idade Média] A arte das catedrais significa acima de tudo, na Europa, o despertar das cidades. Muitos dos vitrais são oferecidos pelas associações de trabalhadores, que pretendiam assim consagrar ostensivamente as primícias de sua jovem prosperidade. Esses doadores não eram camponeses, mas pessoas de ofício. Homens que, na cidade, nos bairros em constante expansão, trabalhavam a lã, o couro e os metais, que vendiam belos tecidos, bem como joias, e corriam de feira em feira, em caravana. Esses artesãos, esses negociantes quiseram que na igreja matriz de sua cidade, nos vãos, transfigurados pela luz de Deus, se representassem os gestos e as ferramentas do seu mister. Que seu ofício e sua função produtiva fossem assim celebrados nesse monumento que a todos reunia por ocasião das grandes festas, suficientemente vasto para acolher a população inteira da cidade. Os burgueses, com efeito, não entravam na catedral apenas para rezar. Era ali que se reuniam suas confrarias e toda a comuna para suas assembleias civis. A catedral era a casa do povo. Do povo citadino.

Para mais informações sobre comerciantes burgueses, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/51242551

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares