• Matéria: História
  • Autor: rayssaramosdasilva42
  • Perguntado 3 anos atrás

É correto afirmar que a independência do Haiti gerou temor nos senhores de escravos em toda América no século XIX havia o medo de uma rebelião de escravizados semelhantes a que ocorreu na colônia francesa

Respostas

respondido por: 00001072774318sp
0

Em parte sim, o haitianismo refere-se ao medo de que os escravos se revoltassem contra seus senhores.

Alguns exemplos disso no Brasil, foi o Tiradentes que temia que os escravos que representavam metade da população mineira se revoltassem contra metade da metade da população branca livre.

Na capital do Império, Rio de Janeiro, alguns militares usavam o bordão de Jean Jacques Dessalines, líder da Revolução do Haiti.

Em contrapartida, em praticamente toda América Hispaniola, o senhor do engenho fez contrato de concubinato com a mulher indígena, assim em pouco tempo em relação ao resto da América Latina, ao regressar à Espanha, as mulheres indígenas e seus descendentes mestiços conquistaram a liberdade.

Fora que os indígenas também poderiam conquistar a liberdade se se convertessem para o Cristianismo.

Disputas entre a Espanha, Inglaterra e França demonstraram o quão abandonadas e frágeis eram as colônias espanholas e o quão a elite colonial espanhola era independente e autônoma.

No Brasil, a maior parte da população era/é branca ou parda, uma revolta dos escravos seria quase impossível, ainda mais se culminaria no extermínio de 98% dos brancos, 61% dos pardos e 44% dos negros como no Haiti.

Perguntas similares