• Matéria: História
  • Autor: helen2013mp
  • Perguntado 3 anos atrás

O Brasil se constituiu sobre o mito da democracia racial. Difundiu-se, a partir daí, o ideal de miscigenação como mecanismo de absorção do mestiço. Entretanto, este dispositivo não fora criado para a ascensão social do negro. Pelo contrário. A proposta sempre foi manter a hegemonia da classe dominante. Sobre esta questão, é correto afirmar que:
A miscigenação serviu para enaltecer o mulato, que não se sentia parte da sociedade brasileira desde a época da escravidão.

A miscigenação possibilitou o desenvolvimento dos atuais movimentos afro-brasileiros que reivindicam suas identidades e lugares de fala específicos.

A miscigenação, apesar de ser vista como fundamental para se constituir a identidade brasileira, tinha de lidar com os problemas impostos pelas teorias raciais que dominavam o mundo no século XIX e que colocavam o negro em posição inferior.

A miscigenação atingiu o objetivo de embranquecer a sociedade brasileira, eliminando todos os problemas transmitidos pela herança biológica dos negros.

Respostas

respondido por: marianovnascimento
4

Resposta: A miscigenação, apesar apesar de ser vista como fundamental para se construir a identidade Brasileira, tinha de lidar com os problemas impostos pelas teorias raciais que dominavam o mundo no seculo XIX e que colocação o negro em posição inferior.

Explicação: Gabarito estácio.

Perguntas similares