Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga, é uma obra dividida em três partes: a primeira parte foi publicada em 1792, a segunda em 1799 e, por fim, a terceira em 1812. Considerada a obra mais importante do Arcadismo brasileiro, notamos, ainda, através de uma leitura mais cuidadosa, que há antecipações de características românticas. A respeito das características da escola literária e da obra, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O Arcadismo ou Neoclassicismo preza o rigor formal, o equilíbrio, o racionalismo e o uso de uma linguagem simples e objetiva.
II. Marília de Dirceu trata do amor proibido entre Tomás Antonio Gonzaga, simples poeta, e a nobre Maria Joaquina Dorotéia Seixas.
III. Marília, como prega o Barroco, é uma figura nuançada, repleta de angústia e de questionamentos acerca da existência de Deus.
IV. Dirceu, pseudônimo de Gonzaga, passa grande parte do poema tentando convencer a amada da importância deles ficarem juntos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: V, V, F, V.
Explicação:
A respeito da obra Marília de Dirceu, podemos dizer que as afirmações ficam: V-V-F-V. Por isso a alternativa correta é a opção 4.
Literatura brasileira
A obra Marília de Dirceu é um conto da literatura brasileira, cujo autor é Tomás Antonio Gonzaga. Foi escrita no período chamado ''Arcadismo'' brasileiro.
I- Verdadeiro, uma das principais características do arcadismo é que eles usam uma linguagem objetiva e simples em suas obras.
II- Verdadeiro, a obra fala sobre o amor entre dois pastores de ovelhas, onde mais na frente o Dirceu fala sobre o seu amor.
III- Falso, Marília não passa por esse tipo de crise.
IV- Verdadeiro, Dirceu tenta a todo custo convencer Marília sobre ambos ficarem juntos.
Para saber mais sobre Literatura brasileira, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24433604
#SPJ10