• Matéria: Geografia
  • Autor: eusoubarros9
  • Perguntado 3 anos atrás

Apesar de a Rússia ser o maior país do mundo, sua produção agrícola ainda é irrisória? Justifique​

Respostas

respondido por: gabrieledasilva986
0

Resposta:

O processo não foi indolor: entre 1991 e 1998, a Rússia enfrentou um aumento sistemático da inflação, índices de pobreza e desemprego, além de sucessivas quedas no PIB. O período é caracterizado pela extensa privatização de imensas estatais – processo que foi mundialmente criticado por suspeitas de benefícios a oligarquias locais.

No fim da década de 1980, sob o comando de Mikhail Gorbatchev, a Rússia iniciou uma transição visando se tornar uma economia de mercado socialista. Apesar dos nítidos avanços implementados pelas políticas da Perestroika e Glasnost, os resultados nada animadores levaram a uma crise sistêmica no país, que culminaria da desintegração da União Soviética.

Passada a crise de 1998, já nos anos 2000, a economia russa voltou a ganhar fôlego e, com uma política macroeconômica de desvalorização cambial e incentivo às exportações, em conjunção com a alta de preços do petróleo e gás natural, o país equilibrou sua balança comercial e iniciou um ciclo positivo. Logo, a economia russa entrou em paridade com a de outros países em desenvolvimento de vulto, os chamados BRICS: Brasil, a Índia, a China e a África do Sul, além da própria Rússia.

Perguntas similares