[...] Quando se analisa a globalização econômica, percebe-se que ela produziu uma nova divisão internacional do trabalho, caracterizada pelo processo de produção sendo realizado em vários países. Este novo processo, que engendra¹ o desemprego, a diminuição progressiva de salários e das condições de trabalho e a perda das garantias sociais, segundo a leitura de Milton Santos², gerou um tipo de peculiar pobreza, por ele denominada “pobreza estrutural” [...].
*Vocabulário:
¹engendra: cria, origina, gera.
2Milton Santos (1926 - 2001): foi geógrafo, intelectual, professor e um dos maiores pensadores brasileiros.
Esse texto descreve um novo processo de produção promovido pela globalização que está relacionado
à adoção de ideais econômicos socialistas.
à difusão das empresas transnacionais.
ao crescimento do protecionismo mercantil.
ao isolamento socioeconômico das nações.
Respostas
A alternativa correta em relação ao processo de produção promovido pela globalização para Milton Santos é a letra A, pois o capitalismo, contrário às ideias socialistas, que fomentaram na internacionalização do comércio e portanto, contribuiu na geração de mais empregos e na garantia dos direitos sociais.
O que é globalização?
A globalização é um dos processos ocorridos no mundo que auxiliam na integração e na conexão seja econômica, social, cultural ou política entre os países do planeta. Caracteriza-se pelo movimento de mercadorias, capitais financeiros, pessoas e culturas, distribuindo um avanço tecnológico e intelectual ao mundo.
Quem foi Milton Santos?
Milton Santos foi um geógrafo, escritor, advogado e professor brasileiro, muito conhecido pela ideias em relação à novas ordens mundiais e ao processo de globalização. Foi um cientista de muita importância para o Brasil, pois trouxe um conhecimento mais abrangente sobre as renovações no ramo da geografia.
Aprenda mais sobre a globalização aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1917316
Bons estudos!
#SPJ1