Arraia Xingu: espécie endêmica do Brasil encanta pela beleza
Entre todos os tesouros da fauna brasileira um animal que vive no fundo do rio chama atenção pela beleza inegável: a arraia Xingu (Potamotrygon leopoldi).
Como o próprio nome indica, essa espécie é endêmica do Brasil, restrita apenas à bacia do rio Xingu, entre os estados do Mato Grosso e o Pará. Também conhecida como arraia-de-fogo ou arraia-negra, pertence à família Potamotrygonidae, que possui cinco gêneros e 39 espécies.
“Ela se diferencia de outros membros do gênero por conter ocelos brancos amarelados em contraste com o fundo negro. Tem um corpo arredondado, ligeiramente ovalado, e costuma atingir os 60 centímetros, porém o maior espécime registrado possuía 111 cm, com cerca de 17 kg”, explica o biólogo Pedro Köptcke Daudt de Lima Brandão [...].
De acordo com o pesquisador, a arraia Xingu é uma espécie exclusiva de água doce. “São animais que têm o hábito de se manter enterrados no substrato do rio”, diz.
A expectativa de vida da arraia Xingu é de 15 anos [...].
A arraia Xingu possui um ferrão com veneno na ponta da cauda, entretanto, segundo Brandão, não é considerada um animal perigoso, pois tem um comportamento tímido e recluso.
Ele alerta, porém, que o hábito de manter-se enterrada pode promover acidentes caso sejam pisoteadas. “Por isso é indicado caminhar nos rios arrastando o pé ao invés de dar passos, pois ao encostar em suas laterais a arraia irá imediatamente fugir para outra área”, explica.
Em casos de acidente, a orientação é lavar a região afetada imediatamente com água e sabão e em seguida colocar em água morna. “Além de aliviar a dor, isso degrada boa parte do veneno. Depois dos primeiros socorros, é importante ir direto ao hospital para seguir com o tratamento”, finaliza Brandão. [...]
JANUZZI, Nicolle. Arraia Xingu: espécie endêmica do Brasil encanta pela beleza. In: G1, 2022. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2022. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... o hábito de manter-se enterrada pode promover acidentes caso sejam pisoteadas.” (7º parágrafo), a palavra em destaque foi usada para
apontar finalidade.
indicar consequência.
marcar proporção.
realçar condição.
Respostas
Resposta:
Realçar condição.
Explicação:
Letra D
No trecho do sétimo parágrafo “(...) o hábito de manter-se enterrada pode promover acidentes caso sejam pisoteadas”, a palavra em destaque foi usada para realçar condição.
Resposta: Letra D.
Conjunção
Conjunções são uma das partes do discurso definidas pela gramática geral. Conjunções são palavras invariantes usadas para conectar sentenças ou dois termos com a mesma função sintática, estabelecendo uma relação dependente ou simplesmente coordenada entre eles.
Frases conjuntivas, por outro lado, são grupos de palavras que desempenham a função de conjunções em enunciados.
No caso de uma conjunção condicional (como na questão), elas iniciam uma oração subordinada que afirma uma suposição, uma condição necessária ou fundamental do fato principal a ser realizado (ou não).
Para mais informações sobre conjunções, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/20622118
#SPJ10