Animais que vivem em ecossistemas aquáticos são divididos em dois tipos; animais de água doce e animais de água marinha, e embora ambos estejam adaptados para viver na água, há algumas diferenças entre eles. Animais de água doce e marinha, incluindo vertebrados e invertebrados, são amplamente adaptados para viver na água. Ao contrário dos animais terrestres, essas criaturas aquáticas têm um conjunto totalmente diferente de adaptações para sobreviver nos ecossistemas aquáticos. Como os ecossistemas aquáticos constituem mais de 90% de todos os ecossistemas da Terra, ele contém uma enorme quantidade de animais com uma diversidade de espécies extraordinária. Organismos unicelulares marinhos possuem, em suas células, um teor de sais equivalente ao do meio externo. Organismos unicelulares de água doce, pelo contrário, apresentam teores salinos superiores em suas células, quando comparados ao meio externo.
Responda:
a)Qual das duas categorias de organismo vive em meio hipertônico?
b)O que é o meio hipertônico?
c) Qual das duas categorias de organismo gasta energia para manter o equilíbrio osmótico de suas células? Explique como a bomba de sódio e potássio atua no equilíbrio osmótico.
Respostas
Os organismos unicelulares de água doce vivem em meio hipertônico, uma vez que em suas células possuem um teor maior de soluto (sal) do que no meio externo. O meio hipertônico existe uma maior concentração de soluto e maior pressão osmótica. O organismo que mais gasta energia são os unicelulares de água doce, pois precisam utilizar do transporte ativo para manter a quantidade de teor salino em suas células, enquanto os organismos unicelulares marinhos vivem em equilíbrio osmótico.
Entendendo os conceitos:
Meios hipertônicos, hipotônicos e isotônicos:
- Meios hipertônicos:
Nos meios hipertônicos encontramos uma maior concentração de soluto e assim, uma maior pressão osmótica.
- Meios hipotônicos:
Nos meios hipotônicos há menor concentração de soluto e menor pressão osmótica.
- Meios isotônicos:
Nos meios isotônicos encontramos uma concentração de soluto igual, assim como igual concentração osmótica, atingindo o equilíbrio.
Transporte Ativo:
A bomba de sódio e potássio está associada a um transporte de substâncias denominado Transporte Ativo. O transporte ativo ocorre quando existe transporte de substâncias de um meio menos concentrado para um mais concentrado, com gasto de energia ocorrendo.
Este tipo de transporte necessita de determinadas proteínas carreadoras, denominadas ATPases. Para que seja possível que estas proteínas realizem o transptorte elas irão sofrer uma mudança em seu formato que exigirá gasto de energia, no caso ATP. As ATPases quebram a molécula de ATP para conseguirem a energia necessária para o transporte.
Bomba de sódio e potássio:
A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo, a concentração de Sódio (Na+) é maior fora das células e a de Potássio (K+) é maior dentro das células. Por um processo natural de difusão, o sódio entraria para a célula e o potássio sairia, entretanto o que realmente ocorre é um bombeamento constante através da bomba de sódio e potássio no sentindo contrário ao da difusão, com gasto de energia para manter o equilíbrio osmótico.
Para entender mais sobre osmose, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4727849
#SPJ2
88**9**93**76**82**55**.,,....