1) Segundo o Relatório da Oxfam publicado em 12/04/22, em 2022, o mundo pode chegar a um total de 860 milhões de pessoas vivendo na miséria. A piora social deve-se à pandemia de covid-19 e ao abusivo aumento de preços dos alimentos após início da crise devido à guerra na Ucrânia. No Brasil, as pessoas não foram poupadas do aumento da fome. Desde o início da pandemia, as mortes por covid-19 no país ficaram em terceiro lugar no mundo, enquanto o percentual de brasileiros que vivem em extrema pobreza quase triplicou, passou de 4,5% para 12,8%. Entretanto, a fome não afetou a todos da mesma forma. Os grupos desfavorecidos, incluindo negros, mulheres, pessoas que vivem em áreas rurais e indígenas, foram os mais atingidos nos anos de 2020 e 2021. A pandemia resultou em um colapso social e econômico, aprofundando a crise da fome, conforme imagem abaixo de moradores de rua que se aglomeram sob marquise de prédio no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
Na verdade, as desigualdades sociais estão ligadas à história dos povos, ao desenvolvimento econômico desenfreado e às concepções de mundo com que a sociedade se constituiu. Todavia, cabe uma reflexão: se a história produziu as desigualdades, também fez emergir a consciência de muitos acerca de suas consequências.
Diante desse cenário catastrófico de exclusão social, que políticas públicas você considera que devam ser implementadas pelo Estado para melhoria das desigualdades sociais no país. Além disso, como você, como estudante da área de saúde, pode contribuir, como cidadão, para a atenuação desse cenário de exclusão social.
Respostas
respondido por:
1
O cenário de exclusão social evidencia algumas necessidades em relação às políticas públicas, no sentido de se criar políticas em prol das pessoas que se encontram na miséria, através de programas de assistencialismo, além de buscar a maior oferta de empregos.
Desigualdade Social na Atualidade
As políticas públicas representam elementos muito importantes no combate às desigualdades sociais que assolam o país. Por conta disso, programas assistencialistas, como de repasse direto, devem ser implementados.
Além disso, como cidadão, é nossa função aumentar a pressão sobre os governantes, criando pautas e comícios, fomentando o engajamento político, na busca de uma sociedade mais justa.
Mais sobre desigualdade social: brainly.com.br/tarefa/23359749
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,..,,,