Leia atentamente o caso clínico a seguir e escolha a técnica de fisioterapia correta para realizar o tratamento :
Paciente do sexo feminino, 48 anos, com febre, leucocitose, tosse produtiva e eficaz com secreção esverdeada e espessa. A imagem radiológica mostra áreas de opacificação base do hemitórax esquerdo. A ausculta pulmonar tem som pulmonar presente bilateralmente com roncos em todo o pulmão e estertores crepitantes na base do hemitórax esquerdo. Todos os sinais vitais estão na faixa de normalidade.
A-Técnicas de higiene brônquica.
B-Treinamento muscular inspiratório.
C-Técnicas de reexpansão pulmonar.
D-Técnicas de desinsuflação pulmonar.
Respostas
Resposta: Alternativa A
Explicação: Febre e leucocitose indicam infecção e presença de secreção sugere que o foco da infecção seja proveniente do pulmão. Tosse produtiva e presença de secreção na ausculta pulmonar são sinais indicativos de presença de secreção e opacificação localizada indica acometimento nessa região (que pode ser sugestivo de pneumonia de lobo inferior esquerdo).
As técnicas indicadas para ajudar a paciente a eliminar a secreção dos pulmões são as técnicas de higiene brônquica.
As técnicas de reexpansão pulmonar estão indicadas em casos em que existem áreas do pulmão colapsadas e que devem voltar a ser aeradas.
As técnicas de desinsuflação pulmonar são indicadas em casos em que há dificuldade para que o pulmão recolha ao seu nível inicial e não têm relação com nenhum dos sinais observados pela avaliação.
O treinamento muscular é indicado quando há avaliação dos músculos respiratórios e sinais de que o paciente está com desconforto respiratório ou dificuldade inspiratória, o que não está contemplado na avaliação da paciente citada.
A ventilação mecânica invasiva deve ser viabilizada em situações em que os sinais vitais estejam alterados e o paciente apresente dificuldade para manter a troca gasosa adequada, sinais indicativos de insuficiência respiratória aguda.
88**9**93**76**82**55**.,,..,,,