Tinha vinte e dois anos e era professora de piano. Era alta, formosa, morena e modesta. [...]
Ensinava piano. Era esse o único recurso que tinha para sustentar-se e a sua mãe [...].
Malvina (era o nome da pianista) era estimada onde quer que fosse exercer a sua profissão. A distinção de suas maneiras, a delicadeza de sua linguagem, a beleza rara e fascinante, e mais do que isso, a boa fama de mulher honesta acima de toda a insinuação, tinha-lhe granjeado a estima de todas as famílias.
Era admitida nos saraus e jantares de família, não só como pianista, mas ainda como conviva elegante e simpática, sendo que ela sabia pagar com a mais perfeita distinção as atenções de que era objeto.
Nunca se lhe desmentira a estima que em todas as famílias encontrava. Essa estima estendia-se até [...] Teresa, sua mãe, que participava igualmente dos convites que faziam a Malvina. [...]
Era Malvina o único amparo de sua [...] mãe, a quem amava com um amor de adoração. [...]
ASSIS, Machado de. A pianista. In: Domínio Público. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2022. Fragmento.
A organização desse texto tem como base
Respostas
respondido por:
0
A organização desse texto tem como base uma narração dada em terceira pessoa e também no modo do pretérito perfeito (passado).
Interpretação de texto
Através de uma apresentação breve dos personagens desta trama, o texto se organiza como uma descrição não somente de outras pessoas mas também do ambiente.
Este é um texto de Machado de Assis, onde a Literatura sobre uma história contada se baseava apenas neste tipo de textos, naquele período. Malvina era a personagem principal do conteúdo deste texto.
Veja outros tipos de textos descritivos em brainly.com.br/tarefa/20512598
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás