4 A imagem a seguir mostra uma nuvem chamada cúmulo-nimbo. a) Que características da imagem comprovam se tratar de uma nuvem cúmulo-nimbo? b) O que a difere de uma nuvem cúmulo?
Respostas
Resposta:
a) Uma de suas principais características é o formato de bigorna que forma-se em seu topo, resultado dos ventos da alta troposfera. Tipicamente produzem muita chuva
b) Os quatro principais tipos de formação de nuvens, conforme o sistema de Luke Howard, são cumulus, stratus, nimbus e cirrus. O nome cumulus vem do latim e significa “pilha” ou “montão”. Uma formação de nuvens cumulus é marcada pelo desenvolvimento vertical da nuvem, além de arestas claramente definidas.
a) Raios e trovões em uma nuvem de grande desenvolvimento vertical com o topo largo, parecendo um cogumelo, são uma das características do temível cúmulo-nimbo e que são visíveis na foto.
b) A nuvem cúmulo-nimbo parece uma torre, a nuvem cúmulo parece uma bola de algodão no céu, por serem brancas e fofas, sendo uma das diferenças entre ambas.
O que é nuvem cúmulo-nimbo?
A nuvem cúmulo-nimbo é considerada muito perigosa porque delas surgem raios, tempestades, chuvas, ventos fortes e trovoadas, mas também, pode apenas fazer grandes barulhos sem cair nenhuma água.
A formação deste tipo de nuvem é realizada com a junção de várias nuvens cúmulos sobre um solo quente, sendo consideradas de grande perigo porque são as únicas nuvens que podem produzir raios, trovões e granizo, sendo de alto risco para os aviões que passarem nela.
Veja algumas características da nuvem cúmulo-nimbo:
- Tem uma intensa atividade elétrica.
- É considerada uma nuvem alta.
- É comum chegar até 12 km de altitude.
- Dentro da nuvem os ventos podem chegar até 100 km/h.
Veja mais sobre do que são feitas as nuvens: https://brainly.com.br/tarefa/6941963
#SPJ2