1. Indique se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
a) A troca de grupos fosfato (fosforil) e de elétrons entre moléculas são as duas principais formas de transferência de energia na célula ( ).
b) A hidrólise (quebra) do ATP é termodinamicamente desfavorável (muito endergônica)
( ).
c) Apenas a hidrólise do ATP já é suficiente para liberar a energia livre de Gibbs para realizar trabalho, sem a participação covalente do grupo fosfato ( ).
d) Outras moléculas, como o fosfoenolpiruvato e a fosfocreatina, que são fosfatados e apresentam grande energia de hidrólise, são preferencialmente utilizados como transportadores de energia, ao invés do ATP ( ).
e) O NAD+, NADP+ e o FAD são coenzimas especializadas no transporte de elétrons removidos em reações de oxirredução ( ).
f) Há três destinos principais da molécula de glicose nas células: oxidação parcial a 2 piruvatos (glicólise); oxidação parcial a D-ribose-5-fosfato (via das pentoses fosfato); e síntese de polissacarídeos, como glicogênio ou amido, ou dissacarídeos, como sacarose ( ).
g) As três grandes transformações ocorridas na glicólise sâo: a quebra do esqueleto carbônico da glicose (com 6 carbonos) em dois piruvatos (com 3 carbonos cada); a transferência de 4 elétrons e 4 H+ para duas moléculas de NAD+, e a conservação da maior parte da energia liberada na via nos dois piruvatos. Também ocorre a transferência de 4 fosfatos dos intermediários da via para 4 ADPs na fase de pagamento ( ).
h) Dos 11 intermediários da glicólise, 9 são fosfatados. Os únicos que não são fosfatados são a glicose e os dois piruvatos ( ).
i) O fosfato ligado aos intermediários fosforilados da glicólise apresenta carga positiva no citosol ( ).
j) O fosfato ligado aos intermediários fosforilados da glicólise permite a livre passagem dessas moléculas para fora da célula ou para o interior de organelas ( ).
k) O fosfato ligado aos intermediários fosforilados da glicólise apresenta baixo nível energético, o que estabiliza essas moléculas ( ).
l) Após a glicólise, a maior parte da energia química liberada na via está armazenada nos ATPs sintetizados na fase de pagamento ( ).
m) A oxidação completa da glicose é possível quando há O2 na célula, e este é o aceptor final de elétrons ( ).
n) A glicólise ocorre rapidamente pelo fato de as enzimas da via se associarem em complexos proteicos de canalização de intermediários (túneis de canalização) ( ).
o) A regulação da glicólise ocorre em reações irreversíveis (pontos de regulação), catalisadas por enzimas alvos de regulação ( ).
p) Os alvos de regulação da glicólise são: a Hexoquinase, a Fosfofrutoquinase 1, e a Piruvato quinase ( ).
q) A glicólise só ocorre em condições aeróbicas ( ).
r) O piruvato pode ser oxidado a Acetil-CoA em condições aeróbicas, ou fermentado a lactato e etanol sob condições anaeróbicas ( ).
s) As fermentações lática e alcoólica têm como objetivo regenerar NAD+ para reiniciar a glicólise ( ).
t) Na fermentação lática, o piruvato é o aceptor final de elétrons ( ).
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás