Leia o Texto:
Economia Clássica
por Alexsandro M. Medeiros
A Revolução Francesa marca o fim da Idade Moderna e início da Contemporaneidade. Na passagem entre estes dois períodos da História da Humanidade está aquele que é considerado como o pai da ciência econômica moderna, a saber: Adam Smith. A Riqueza das Nações, sua principal obra, é um dos textos fundadores do liberalismo econômico. O Liberalismo, de forma geral, defende a ideia de que o Estado deve intervir o mínimo possível, tanto na vida pessoal (liberalismo político) como nas relações econômicas (liberalismo econômico). Para Adam Smith, o Estado possui apenas três deveres: a defesa da sociedade contra os inimigos externos, a proteção dos indivíduos contra as ofensas mútuas e a realização de obras públicas que não possam ser realizadas pela iniciativa privada (BOBBIO, 1992).
O texto acima fala sobre as ideias de um dos principais teóricos da economia clássica, Adam Smith. Sobre as hipóteses básicas da teoria clássica leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I.A flexibilidade de preços e salários garante que as forças de mercado de oferta e demanda tende a equilibrar a economia.
II.O equilíbrio das forças de mercado no modelo clássico é um equilíbrio com pleno emprego dos fatores de produção.
III. Uma das hipóteses do modelo clássico é a validade da Lei de Say, em que a demanda cria sua própria oferta, sendo o fator determinante do nível do produto.
IV. No modelo clássico um aumento da oferta de moeda gera apenas inflação e não estimula a produção, a renda e o emprego.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas
Alternativa 2:
II, apenas
Alternativa 3:
I e III, apenas
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas
Alternativa 5:
I, II, III e IV
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
alternativa 4 (I, II e IV)
Explicação passo a passo:
Na lei de Say a oferta cria sua própria demanda, e não ao contrario.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás