1) Quais são as brechas da impunidade que contribuem para a realidade da violência no Brasil na atualidade?
Respostas
Resposta:
Além da desigualdade social, outro fator de risco que lidera as causas das violências no Brasil é a política equivocada de guerra às drogas, que fomenta confrontos diversos entre facções criminais e entre estas e as forças policiais, vitimando civis e policiais, em sua maioria, jovens, pobres e negros
Explicação:
Uma análise mais ampla dessa problemática também concentrará atenção no impacto do crime organizado transnacional na dinâmica da criminalidade urbana violenta no país. A globalização acelerou e incrementou os fluxos de pessoas, capitais, comércios, cultura e conhecimentos, ao passo que ensejou o estabelecimento das chamadas organizações criminosas “transnacionais”. Diferentemente da violência urbana tradicional, o crime organizado internacional, além dos danos financeiros e humanos que gera, ameaça a soberania dos Estados, desafiando o Estado de Direito.
A resposta a essa problemática demanda fortes investimentos em estrutura, profissionais e inteligência criminal. E aqui, paradoxalmente, o crescimento vertiginoso da população carcerária nas últimas duas décadas no Brasil tem oportunizado a emergência de facções criminais, que atuam dentro e fora do sistema prisional, em algumas localidades, como no Rio de Janeiro, em conluio com as lideranças que dominam o tráfico de drogas no país.