A Constituição Federal de 1988 trouxe um avanço no direito ao acesso à saúde pública no Brasil, pois inclui a toda a população necessitada o atendimento médico, suportado pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA: A) Os estrangeiros residentes no Brasil somente poderão utilizar os serviços do SUS se forem contribuintes da previdência social. B) Anteriormente à CF de 1988, o tema saúde pública não era considerado como um direito, e sim um favor que o poder público concedia à população. C) O acesso da população à saúde, embora garantido pela CF de 1988, é privativo àqueles que contribuem para a previdência social. D) Embora a CF de 1988 tenha incluído a população no acesso à saúde, não está escrito claramente em seu texto, sendo subentendido pelo judiciário.
Respostas
respondido por:
0
Antes da CF 1988 a saúde pública não era considerada um direito do cidadão e sim, um favor do poder público.
Alternativa correta letra B.
Como interpretar a Constituição Federal e a saúde pública?
A) Os estrangeiros podem utilizar o sistema de serviço de saúde pública no país mesmo não sendo contribuintes da previdência social.
Alternativa incorreta.
B) Anteriormente à CF a saúde pública não era um direito do cidadão, e sim, um favor que o poder público concedia à população.
Alternativa correta.
C) O acesso da população à saúde é garantido pela CF, independente de contribuição à previdência social.
Alternativa incorreta.
D) Está claramente descrito na CF a saúde como direito e dever do Estado brasileiro.
Alternativa incorreta.
Veja mais sobre SUS em: brainly.com.br/tarefa/4124327
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás