Adriano, de 8 anos de idade, apresenta-se com febre, dor de garganta e um curso de linfadenopatia cervical sensível. Ele é diagnosticado com faringite estreptocócica do grupo A e é tratado com penicilina administrada por via intramuscular (IM). Poucos minutos após a injeção, o paciente apresenta dispneia, taquicardia e hipotensão, e percebe-se que apresenta sibilo ao exame, característico de reação anafilática aguda. Imediatamente é administrada adrenalina (epinefrina) por via IM. Baseado nessas informações, responda: a) Por que foi administrada a adrenalina em Adriano? b) Como você explica o mecanismo pelo qual a adrenalina, por meio da interação com adrenorreceptores, exerce seu efeito terapêutico no manejo dessa condição clínica?
Respostas
respondido por:
1
A adrenalina consegue promover uma pausa no processo de ação do sistema imunológico, isso faz com que o choque anafilático seja pausado, além de promover vasodilatação e broncodilatação.
A adrenalina e o seu efeito
O efeito da adrenalina se dá justamente ativando o sistema nervoso simpático e inibindo o parassimpático.
A aplicação de corticoides e, se for possível, de um produto capaz de inibir a ação do fármaco aplicado são as ações mais importantes em um choque anafilático antes que ele cause algum dano.
Venha estudar mais sobre choque anafilático
https://brainly.com.br/tarefa/42402166
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,..,,,,