No final do século XIX e início do século XX, a indústria fabril estava em ascensão. No entanto, os proprietários dessas indústrias precisavam racionalizar sua linha de produção. Para isso, deveriam controlar com mais afinco o tempo dos operários durante o trabalho, no sentido de otimizar esse tempo, com o qual o trabalhador produziria mais produtos, no mesmo tempo trabalhado. Outra questão que necessitou de mudança foi a redução nos custos da produção, no intuito de aumentar o lucro dos capitalistas. A partir de então, os proprietários das indústrias passaram a pesquisar novos métodos para aplicar nas linhas de produção, almejando alcançar a racionalização da produção de mercadorias para a obtenção de maiores lucros. SOUZA, H. Os princípios da Administração Científica. Administradores. Com, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 Mai. 2021. Após a leitura do texto acima e, considerando os estudos da disciplina sobre os movimentos determinantes de mudanças nas relações de trabalho no século XX, analise as asserções a seguir. I. Foi no período do Século XX que as linhas de produção foram se tornando mais complexas e ágeis. Nesse momento, surgiu o que foi denominado de "produção em série", a qual foi idealizada e realizada por seu fundador Henry Ford, o qual possuía uma fábrica de automóveis que levou o seu nome. Onde os trabalhadores recebiam treinamentos para realizar de modo satisfatório atividades alternadas sendo tratados de maneira humanizada. Essa teoria foi importante para a que veio após denominada de Taylorismo. PORQUE, II. Também foi nesse período que surgiu o método conhecido como Administração Cientifica criado pelo americano Frederick Winslow Taylor que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. A qual não levava em consideração as implicações negativas aos trabalhadores, pois as tarefas eram simplificadas e repetitivas. A respeito des
Respostas
respondido por:
0
O século XX foi muito importante para o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho na produção fabril, como o advento do fordismo e taylorismo, a fim de gerar maior produtividade em menos tempo (Ambas as assertivas estão corretas e a II justifica a I.)
Fordismo/Taylorismo no século XX
Com o advento das revoluções industriais, observou-se a necessidade de otimização do trabalho, por conta do aumento da demanda, assim como a redução dos custos de produção. Com isso, surgem as metodologias de fordismo/taylorismo, como formas de se evitar o desperdício, aumentando o capital.
Mais sobre fordismo/taylorismo: brainly.com.br/tarefa/46530877
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás