A disciplina acadêmica de Filosofia da Educação nos faz entender que no âmbito de uma sociedade democrática, diante das demandas de Saúde, Educação, etc., deve-se valorizar práticas (...):
de assimilação
de integração
fascistas
elitistas
de exclusão
Respostas
Resposta:
De integração
Explicação:
Assimilar é o ato de converter-se em algo. A assimilação cultural, por exemplo é tomar para si elementos que pertencem a outras culturas, que às vezes pode tornar-se desrespeitoso, como imitar a cultura indígena de pintura corporal só por estética sabendo que há um sentido religioso por trás. Não convém realizar práticas de assimilação (nem sempre).
Integração é o correto, pois integrar é fazer com que a educação seja mais inclusiva, podendo incluir diversas etnias, raças, nacionalidades, idades, sexualidades, religiões, crenças e culturas. Assim, abre-se um grande leque cultural e possibilita a inclusão e respeito pelas pessoas.
O fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e ditatorial, caracterizada pela repressão de certos grupos sociais. Portanto, se tem repressão, não tem respeito às diferenças.
O elitismo privilegia um certo grupo social (a elite) em detrimento dos outros: mais pobres, diferentes culturas, etc.
Exclusão não preciso nem especificar, né. A partir do momento em que uma pessoa está excluída de algo público, seja educação ou saúde, logo não é democrático.