Acompanhando um movimento internacional de declínio das monarquias absolutistas europeias e do modelo colonialista empreendido por nações europeias nas Américas, o Brasil conquista sua emancipação política e torna-se um país independente no ano de 1822. Sobre esse processo, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A independência do Brasil, assim como nos territórios hispano-americanos, foi conquistada com sangrentas batalhas contra as tropas metropolitanas, que resultou na formação de repúblicas oligárquicas com o poder centralizado nas mãos das elites regionais
b. O Brasil rompeu com Portugal, proclamando sua independência em um conflituoso processo que, assim como no México, expulsou as tropas a os representantes da família real metropolitana, contudo, construindo uma monarquia estabelecida pelas famílias aristocráticas coloniais
c. A emancipação brasileira ocorreu em um processo de ruptura com o modelo monárquico-absolutista-colonial e a adoção do modelo republicano, pautado na democracia, na cidadania e na garantia dos direitos individuais, assim como fora a formação dos Estados Unidos
d. A independência do Brasil, assim como no Haiti, foi um processo de emancipação resultante de um violento levante da população de origem negra-africana, pautando princípios de igualdade e liberdade
e. A independência brasileira ocorreu com enfrentamentos entre as tropas metropolitanas e as forças independentistas, encabeçadas por uma aliança das elites coloniais com o príncipe herdeiro do trono português, fundando uma monarquia que pouco rompia com a estrutura de poder vigente
Respostas
Sobre o movimento internacional de declínio das monarquias absolutistas influenciando na independência do Brasil, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra:
- e) A independência brasileira ocorreu com enfrentamentos entre as tropas metropolitanas e as forças independentistas, encabeçadas por uma aliança das elites coloniais com o príncipe herdeiro do trono português, fundando uma monarquia que pouco rompia com a estrutura de poder vigente.
Análise das Alternativas Sobre Independência do Brasil
a) Está INCORRETA, pois durante o processo de independência do Brasil, não houve grandes conflitos que resultaram em batalhas sangrentas. E após a independência, o Brasil continuou uma monarquia e não uma república.
b) Está INCORRETA, pois após a independência do Brasil, quem ficou no poder foi Dom Pedro I, representante da família real portuguesa. Portanto, não houve a expulsão da família real.
c) Está INCORRETA, pois o Brasil não rompeu com a monarquia após a sua independência em 1822. A proclamação da república só viria acontecer em 1889.
d) Está INCORRETA, pois a independência do Haiti foi um processo liderado pela camada popular enquanto a independência do Brasil foi liderado pelas elites e pela aristocracia brasileira.
e) Está CORRETA, pois a independência do Brasil resultou em uma aliança entre a elite colonial e o príncipe herdeiro para manter os privilégios dessa classe em razão da manutenção do poder de Dom Pedro I.
Saiba mais sobre "Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ1