• Matéria: Biologia
  • Autor: andreaganzert49
  • Perguntado 3 anos atrás

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são uma classe de fármacos utilizados no manejo e controle de processos inflamatórios. Por inibirem a ação de enzimas envolvidas na produção de substâncias inflamatórias, podem ser classificados como inibidores não seletivos das enzimas COX (COX-1 e COX-2) e inibidores específicos da COX-2.

Qual dos anti-inflamatórios a seguir é exemplo de inibidor seletivo da COX-2?


A.
Diclofenaco potássico.


B.
Naproxeno.


C.
Celecoxib.


D.
Meloxicam.


E.
Ácido acetilsalicílico.


ambientalwelton: Letra B.
A COX-1 é responsável pela produção das prostaglandinas PGH2, que, por ação das tromboxano-sintases, se transformam em tromboxanos, responsáveis pela formação de coágulos. A COX-2, por sua vez, produz a PGI2, inibidora da coagulação, gerando, dessa forma, um equilíbrio para que o sangue não seja coagulado em demasia. Ao se utilizar o inibidor da COX-2, tem-se somente a ação coagulante dos tromboxanos, havendo, assim, maior probabilidade de eventos trombóticos no organismo.

Respostas

respondido por: ruth1055
5
Meloxicam potencialmente representaria vantagem em relação aos Aine

ambientalwelton: Letra C) Celecoxib.

O diclofenaco potássico, o naproxeno, o meloxicam e o ácido acetilsalicílico são AINEs inibidores não seletivos da COX-1 e da COX-2, enquanto o Celecoxib é exemplo de inibidor seletivo da COX-2.
Perguntas similares