A pesquisa científica propõe uma reflexão de fatos e dados, estimulando o estudante a analisar e julgar, quando oportuno, de forma ética e profissional, ampliando seus conhecimentos. Seu espírito crítico e ético lhe possibilitará que se destaque na procura de soluções para os problemas da sociedade em que vive e aceite suas responsabilidades sociais. Do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa pode ser classificada em algumas categorias. Analise as assertivas a seguir e marque a alternativa INCORRETA.
Pesquisa básica - proporciona maior proximidade com o problema, visando torná-lo explícito ou definir hipóteses, e procura aprimorar ideias ou descobrir intuições. Também possui um planejamento flexível, envolvendo, em geral, levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos similares. Assume as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
Pesquisa quantitativa – considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir, em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de técnicas estatísticas e de recursos (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, entre outros). Assim, a pesquisa quantitativa é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.
Pesquisa aplicada – gera conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve interesses locais e visa à aplicação de suas descobertas na solução de um problema.
Pesquisa descritiva – visa descrever as características de determinada população, ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis. A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário ou observação sistemática, que oferece uma descrição da situação no momento da pesquisa.
Pesquisa explicativa – aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas e, por isso, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos acontecimentos.
Respostas
A única alternativa incorreta sobre as pesquisas cientificas diz respeito a pesquisa básica na letra A, tendo em vista que ela não faz parte dos tipos de pesquisas cientificas, devido a sua distância para com o problema real e suas possíveis hipóteses.
O que é pesquisa científica?
A pesquisa científica corresponde a um tipo de conhecimento que é produzido através de mecanismos de comprovação. Isso pode acontecer tanto na esfera acadêmica, amadora, como também profissional.
Portanto, cabe a cada ramo cumprir o que é estabelecido pelas regras da ABNT e suas diretrizes, para que assim, o estudo seja feito de maneira uniforme e eficiente.
Aprenda mais sobre pesquisa científica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24329838
#SPJ10
Resposta: Atividade Aprendizagem 2_Pensamento científico
1C_2E_3A_4B
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA