• Matéria: Biologia
  • Autor: alebramos2020
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Quais as principais estruturas do olho humano ? 2. Como se chama a parte colorida dos olhos ? Qual a sua função ? 3. Qual a função da pupila em que momento ela se contrai e em que momentos ela se dilata ? 4. Como funciona a formação de imagem no olho humano ? 5. Quais os principais problemas de visão e como cuidar melhor dos nossos olhos ? 6. De que forma o daltonismo afeta o ser humano ? 7. Qual é a função do sistema nervoso e como ele é dividido ? 8. Qual parte do sistema nervoso é responsável pelo reflexo ? Por que são involuntários ? 9. Explique o que é a dependência causada pelas drogas e identifique os problemas que elas podem causar .​

Respostas

respondido por: ronaldy1995
0

Respostas:

1) Córnea, Esclera, Conjuntiva, Íris, Corpo Ciliar, Cristalino, Humor vítreo, Retina, Coróide, Nervo Óptico, Humor Aquoso Pupila.

2) Íris é a parte colorida dos olhos, funciona como a lente de uma câmera, ajudando a controlar a abertura e o fechamento da pupila.

3) Pupila é a parte mais escura localizada na região central dos olhos, é por onde ocorre a entrada de luz. Quando o ambiente está muito iluminado, ocorre uma tentativa de restringir a quantidade de luz que entrará no olho, a fim de evitar lesões na retina. Com isso, há uma contração do músculo constritor da íris, que fica mais aparente, e a pupila fica contraída, bem pequena. Este fenômeno é conhecido como miose. Em contrapartida, quando o ambiente está pouco iluminado, esse mesmo sistema se encarrega de fazer com que o máximo possível de luz entre no olho, para que ocorra a formação adequada das imagens. Com isso, ocorre ação dos músculos dilatadores da íris e a pupila fica dilatada. Este fenômeno é conhecido como midríase.

4) A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico. Após inúmeros processos complicados, que a fazem ficar na posição correta, enxergamos o objeto nitidamente.

5) Os seguintes problemas são os mais comuns para os olhos:

  • Miopia, a dificuldade de enxergar de longe.
  • Hipermetropia, a dificuldade em enxergar de perto.
  • Astigmatismo, visão embaçada a qualquer distância.
  • Conjuntivite, um dos problemas de visão mais comuns.
  • Catarata, a perda gradual da visão.

Para cuidar melhor dos olhos, deve-se seguir as seguintes orientações:

  1. Visite o oftalmologista regularmente
  2. Não use qualquer colírio
  3. Evite esfregar os olhos quando sentir coceira ou irritação
  4. Retire a maquiagem
  5. Higienize bem as lentes de contato
  6. Óculos escuros, só com proteção solar
  7. Soro fisiológico para casos específicos

6) Daltonismo é um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores. Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, sua principal característica é a dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, com menos frequência, o azul e o amarelo.

7) Pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso garante que nosso corpo seja capaz de responder a estímulos externos e internos. O sistema nervoso é o sistema responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos.

8) Medula espinhal. Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Esses atos reflexos são extremamente importantes para nosso organismo, pois nos garantem proteção rápida e eficaz.

9) Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, a dependência química é considerada uma doença crônica, que pode ser tratada. A pessoa dependente geralmente apresenta mudanças progressivas de comportamento, que fazem o organismo se adaptar à droga. Por conta disso, a dependência química também é caracterizada como um transtorno mental relacionado ao uso de substâncias. Em relação à saúde, neurônios que garantem um bom funcionamento da atividade cerebral podem sofrer lesões irreversíveis, diminuindo a capacidade de pensar e/ou raciocinar. Além disso, outros transtornos mentais podem surgir, como depressão, Síndrome do Pânico e esquizofrenia.

Aprenda mais sobre os olhos em: https://brainly.com.br/tarefa/1281266

Anexos:
Perguntas similares