Leia o texto abaixo. A Reforma Agrária é um programa de governo que busca democratizar a propriedade da terra na sociedade e garantir o seu acesso, distribuindo-a a todos que a quiserem fazer produzir e dela usufruir. Para alcançar esse objetivo, o principal instrumento jurídico utilizado em praticamente todas as experiências existentes é a desapropriação, pelo Estado, das grandes fazendas, os Latifúndios, e sua redistribuição entre camponeses sem-terra, pequenos agricultores com pouca terra e assalariados rurais em geral. [. ] Com base nesse texto, qual o papel dos movimentos sociais diante da situação descrita? Afrontar o direito de propriedade privada ocupando terras produtivas no Brasil. Declarar a zona rural independente do espaço com características urbanas. Defender a distribuição de moradias dignas aos trabalhadores na cidade. Fazer pressão para que o Estado forneça acesso dos camponeses à terra. Proteger os grandes proprietários de empresas atreladas ao agronegócio
Respostas
Resposta:
Afrontar o direito de propriedade privada ocupando terras produtivas no Brasil.
Explicação:
O papel dos movimentos sociais é pressionar o estado para que forneça acesso à terras para quem deseja produzir, portanto a resposta correta é a alternativa D).
A Reforma Agrária e os movimentos sociais
Para executar a Reforma Agrária, o governo depende de trazer as pessoas que querem produzir, para a terra produtiva afim de que consigam melhorar suas condições de vida e contribuir para o desenvolvimento econômico da nação.
Nem sempre, é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes o governo encontra bastante dificuldade em desapropriar os grandes proprietários de terra e latifundiários, ocorrendo brigas judiciais e até mesmo graves conflitos agrários entre os envolvidos nesse processo.
Para saber mais sobre Reforma Agrária em: https://brainly.com.br/tarefa/8906859
#SPJ2