• Matéria: ENEM
  • Autor: FabricioMoreira4500
  • Perguntado 3 anos atrás

Há várias maneiras de defender uma política de ensinar ciência com seriedade. Uma delas é formular uma hipótese simples: se ciência é alguma coisa importante para o progresso das nações, imaginamos que os países bem-sucedidos não deixariam de tomar amplo cuidado com seu ensino. De fato, como nos mostram as comparações internacionais dos testes de rendimento escolar, podemos ver que o ensino de ciência de qualidade não é um capricho ou uma escolha aleatória. Todos os países bem-sucedidos obtêm bons resultados em ciências. É bem verdade que esses países poderiam estar iludidos, pensando erradamente que ciência é importante. Podemos até acreditar que é um consumo de luxo, e que as sociedades ricas ensinaram ciência para o deleite intelectual das pessoas. Mas não é nada provável que tais hipóteses sejam verdade. É possível dar um passo além e verificar que são esses mesmos países economicamente bem-sucedidos que conseguem publicar mais artigos científicos em revistas prestigiosas. Ou seja, produz mais ciência quem mais aprende ciência. Por exemplo, os Estados Unidos são responsáveis por um terço da produção científica do globo. Já o Reino Unido publica 9,4%, a Alemanha publica 8,7 e o Japão 9,2. Israel publica quase o mesmo que o Brasil. Mas sendo sua população inferior a 3 milhões, a produção per capita é da ordem de cinquenta vezes maior do que a brasileira

Respostas

respondido por: felipework
0

Pesquisa está no centro da Ciência, e o texto ressalta a importância da ciência para a sociedade, além do atraso no Brasil devido à significativa desvalorização do valor profissional associado aos pesquisadores e à falta de investimento na área. Assim, alternativa 3 (itens III e IV) está correta.

A pesquisa é importante?

A pesquisa realizada principalmente em países desenvolvidos é um dos principais pontos de investimento porque os retornos são altos, tanto no campo social quanto no tecnológico. No Brasil, embora tenhamos cientistas famosos, sofremos com a desvalorização profissional, o que também leva a uma enorme “fuga de cérebros” no exterior.

Leia mais sobre pesquisa, aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/5530863

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares