• Matéria: ENEM
  • Autor: yasmincunha4476
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo. [. ] O início da ditadura (1964) [. ] deixa suas marcas na ocupação da Amazônia. Dentro de um discurso nacionalista, os militares pregam a unificação do país. Além disso, é preciso proteger a floresta contra a "internacionalização". Em 1966, o presidente Castelo Branco fala em "Integrar para não Entregar". [. ] Também nessa época começam as grandes obras [. ] em direção à Amazônia. A Transamazônica é inaugurada em 1972 e, dois anos depois, fica pronta a Belém-Brasília. Por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o governo oferece uma série de incentivos aos interessados em produzir na região. Mas segundo o historiador Alfredo Homma, "os subsídios são direcionados aos mais favorecidos". [. ] Com base nesse texto, o processo de ocupação da Amazônia teve como consequência a ampliação da qualidade de vida das populações tradicionais. Diminuição de investimentos destinados ao setor primário. Efetivação de uma reforma agrária popular nacional. Expansão territorial das fronteiras internacionais do Brasil. Redução da biodiversidade existente no Norte do Brasil

Respostas

respondido por: martinkoliveira
0

O processo de ocupação da Amazônia teve como consequência ampliação da qualidade de vida das populações tradicionais. Por isso, está correta a alternativa A.

Ocupação da Amazônia

A ocupação da Amazônia aconteceu primeiramente com os indígenas, que se davam bem com a natureza, numa relação mútua de amor. Porém, posteriormente, a ocupação da Amazônia passou a se dar com motivos gananciosos, em busca de lucro, e isso fez com que diversos problemas ambientais começassem a aparecer.

No entanto, o processo de ocupação da Amazônia serve para que a qualidade de vida das populações tradicionais tenha um grande aumento, e por isso ela tem seus lados positivos.

Veja mais sobre ocupação da Amazônia:

https://brainly.com.br/tarefa/53084773

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares