A reforma agrária é um programa de governo que busca democratizar a propriedade da terra na sociedade e garantir o seu acesso, distribuindo-a a todos que a quiserem fazer produzir e dela usufruir. Para alcançar esse objetivo, o principal instrumento jurídico utilizado em praticamente todas as experiências existentes é a desapropriação, pelo estado, das grandes fazendas, os latifúndios, e sua redistribuição entre camponeses sem-terra, pequenos agricultores com pouca terra e assalariados rurais em geral. [. ] com base nesse texto, qual o papel dos movimentos sociais diante da situação descrita?
Respostas
respondido por:
1
O papel dos movimentos sociais, no Brasil, diante da situação descrita é através de lutas com viés democratizador tornar a terra acessível para todos os indivíduos que compõe a sociedade brasileira.
É importante frisar que a posse de terra no Brasil sempre foi dividida de maneira injusta, ainda na colônia, ela era repartida através das sesmarias, criando desde então uma realidade desigual em relação a pauta debatida no texto.
respondido por:
0
Resposta:
Afrontar o direito de propriedade privada ocupando terras produtivas no Brasil.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás