1- que tipo de liberdade foi dado ao homem no periodo renascentista
2-como era o ambiente cultural e urbano no periodo renascentista
3-oque significa racionalismo no renascimento
4-oque significa antropocentrismo
Respostas
Resposta:
1) O homem livre não é mais apenas um ser de livre-arbítrio e de contemplação, como em Agostinho, mas um ser de criação. A importância disso para o Renascimento é a defesa de uma liberdade que, embora ainda apegada a valores cristãos, significa uma expansão do conhecimento e da ciência.
2) O Renascimento Urbano representou uma das vertentes que formaram o movimento Renascentista, ao lado do Renascimento Cultural e Comercial.
Vale lembrar que o Renascimento Italiano foi um movimento econômico, artístico e cultural que dominou a mentalidade europeia durante séculos: do XIV ao século XVII. Assim, o Renascimento Urbano está associado ao florescimento e desenvolvimento das cidades medievais, os “Burgos
3) Ao defender a razão humana, essa corrente filosófica foi importante para desenvolver diversos aspectos do pensamento renascentista em detrimento da fé medieval.
Com ele, o empirismo ou a valorização da experiência, foram essenciais para a mudança de mentalidade no período do renascimento.
4) O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro
Explicação:
espero ter ajudado bjs!!!!!