• Matéria: História
  • Autor: tainasantos7846
  • Perguntado 3 anos atrás

[. ] é interessante notar como a prática dos cercamentos de terras esteve na gênese do capitalismo, contribuindo para a constituição da burguesia e do operariado, além de criar condições para o desenvolvimento da revolução industrial e da revolução agrícola na inglaterra. As duas revoluções são indissociáveis da expansão que o capitalismo conheceu a partir do século xviii, transformando-se em modelo de aplicação em várias partes do mundo. De acordo com esse texto, a privatização de terras promovida pelos cercamentos foi um fator que favoreceu, para a burguesia, a limitação do crescimento das fábricas. A restrição ao acúmulo de propriedades. A valorização do trabalho artesanal. O acúmulo de capital financeiro. O desenvolvimento da assistência social

Respostas

respondido por: maarigibson
0

A política dos cercamentos favoreceu, para a burguesia, o acúmulo de capital financeiro (alternativa D).

Os cercamentos e a industrialização

A política dos cercamentos, que consistiu em retirar dos pequenos proprietários de terra as suas propriedades, favorecendo grandes latifúndios, na Inglaterra, foi importante para a Revolução Industrial.

Isso porque a população camponesa, que agora não possuía mais terras, passava a morar nas cidades, formando um contingente de mão de obra que podia ser explorado pelos industriais. O baixo valor da mão de obra e sua abundância foi essencial para o acúmulo de capitais da burguesia industrial.

Leia mais sobre Revolução Industrial em:

https://brainly.com.br/tarefa/2231008

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares