Respostas
Resposta:
O desenvolvimento da mineralogia se inicia desde a Antiguidade, época em que ainda não era considerada ciência, embora tinha funções importantes. Durante a Idade da Pedra os minerais eram utilizados na criação de armamentos e ferramentas. Da mesma forma, hematitas e pirolusitas eram usadas como pigmentos na construção de pinturas As primeiras civilizações do Vale do Rio Nilo já conheciam e comerciavam algumas substâncias como o ouro nativo, malaquita, lápis-lazuli e as esmeraldas. A mineração, por sua vez, já era praticada por civilizações egípcias, chinesas, babilônias e gregas e, além do ouro, da prata e do cobre nativo, eles já dominavam jazidas ricas em combinações de substâncias como cobre, ferro e estanho. A partir disso, aprenderam a extrair e a usar esses minerais para a construção de suas armas e ferramentas para o dia-a-dia.
Tempos depois, os primeiros catálogos de minerais foram desenvolvidos na Índia, conhecido como Vedas, e, logo depois, na China. Já na Antiga Grécia, Platão e Aristóteles iniciaram os estudos relacionados às substâncias cristalinas, e, nesta mesma época, Theophrastus - filósofo grego - foi o primeiro a descrever espécies mineralógicas. Com o declínio da ciência durante a Idade Média, o Oriente ascendeu cientificamente e, um médico árabe publicou o Tratado das Pedras que foi a primeira classificação taxonômica dos minerais.
Ao fim da Idade Média, o alemão Georgius Agricola publicou uma obra, conhecida como “De Re Metallica'', na qual foram abordadas práticas da mineração e fusão de minérios, emergindo assim a mineralogia como ciência. Já na Idade Moderna, o estudo da ciência no Ocidente é retomado e obras importantes para o avanço da mineralogia são publicadas. Um dinamarquês, Nicolau Steno, enunciou em 1669 a Lei da Constância dos Ângulos Diedros que consistia na relação da origem, do tamanho e do hábito dos ângulos entre faces, o qual era sempre constante. Na Rússia, o químico Mikhail Lomonósov formulou a Teoria da Estrutura Cristalina. O alemão René J. Haüy mostrou em 1784 que os cristais são formados por moléculas integrais, que hoje são conhecidas como as células unitárias na cristalografia.rupestres, com a coloração vermelha e preta respectivamente.
No século XIX, o avanço da ciência ficou cada vez mais notável. Hoje, a mineralogia continua sendo influenciada por muitos cientistas que se baseiam principalmente em estudos a partir da difração dos raios-x, difração de nêutrons, síntese mineral, estabilidade termodinâmica, petrografia experimental e aspectos da metalurgia e novos materiais.
espero ter ajudado, bons estudos!!
Resposta:
Olá!
A mineralogia existe desde a antiguidade, mas naquela época não era considerada ciência, entretanto, ainda assim ela tinha funções importantes. Na antiguidade, os minerais eram utilizados para diferentes funções, sendo essas funções criar armamentos, ferramentas e, também, como pigmentos para pintura Rupestre. A primeira abordagem científica veio do humanista e homem de ciência chamado Georg Bauer, que a partir da observação dos produtos da mineração alemã, iniciou a sistematização do conhecimento dos minerais.
Explicação:
Tentei resumir, acredito que você vá copiar isso à mão, então tentei não deixar muito grande para não ficar cansativo, bons estudos!