• Matéria: Matemática
  • Autor: Lukyo
  • Perguntado 3 anos atrás

(Combinatória: relações binárias e contagem)

Seja A = {1, 2, ... , n} um conjunto, com n ∈ ℕ.

Uma relação binária R ⊆ A × A é dita reflexiva se para todo a ∈ A, então (a, a) ∈ R.

a) Mostre que se R é reflexiva, então R possui pelo menos n elementos, isto é, #(R) ≥ #(A).

b) Calcule a quantidade de relações reflexivas que existem sobre A.

─────

Gabarito alínea b) 2^{n(n-1)}.


gabrielcguimaraes: Não entendi a b). Se para todo elemento de A, se R é reflexiva, (a, a) ∈ R, então R não possui somente n elementos? Como possuiria mais? Ou corresponde a todos os elementos (a, a) acrescidos de pares de números sem relação alguma?

Respostas

respondido por: gabrielcguimaraes
2

a) Já que para todo elemento a \in A há um par (a, a) \in R, como A possui n elementos, R deve possuir pelo menos n pares. Escrito diferentemente, a quantidade de elementos de R deve ser no mínimo a quantidade de elementos de A:

\#(R) \geq \#(A) (praticamente autoexplicativo).

b) Basta acrescentar a R quaisquer pares (a,b), com a\neq b, para formar uma relação distinta. Então posso escolher a de n modos e b de (n-1) modos, totalizando n(n-1) pares. Para cada par, posso colocá-lo ou não no conjunto R (que vale lembrar que já possui todos os pares (a,a)), ou seja, n(n-1) tomadas de decisão de 2 opções cada. Portanto, posso inserir pares em R de 2^{n(n-1)} modos, que corresponde diretamente à quantidade de relações reflexivas existentes.


gabrielcguimaraes: Olá Lukyo. Daqui a pouco vou dar uma olhada nisso de reflexiva e simétrica e já te digo.
gabrielcguimaraes: Uma relação simétrica pode ter elementos (a, a) e, se tiver (a, b), deve ter (b, a). Uma relação reflexiva deve ter todos os elementos de A no formato (a, a) e o restante dos elementos (a, b) escolhidos de qualquer modo de A. Logo, para uma relação ser simétrica e reflexiva, esta DEVE ter (a, a) e PODE ter (a, b) com a ≠ b.
gabrielcguimaraes: Como estamos contando a quantidade de relações, nem é necessário saber quantos pares (a, a) há, basta calcular a quantidade de pares (a, b) a ≠ b (o que corresponde ao conjunto E2 da outra atividade). Então basta realizar uma combinação de n elementos, tomados 2 a 2:
n! / 2 (n-2)! = n(n-1) / 2
Como habitual nestes exercícios, basta fazer um arranjo com repetição de 2 elementos tomados em grupos de n(n-1) / 2, resultando portanto em:
2^{n(n-1) / 2} escolhas diferentes.
gabrielcguimaraes: Poderia me responder uma coisa? Estou dando uma olhada em um somatório para uma atividade que estou fazendo, cuja expressão inicial era:
x(1,15 + 1,15^2 + 1,15^3 + ... + 1,15^30)
que pode ser reescrito como um somatório de 1,15^i, com i entre 1 e 30, mas há algo que eu possa fazer com este somatório sem ser calculá-lo manualmente?
Lukyo: Sim, pode criar uma tarefa no Brainly com essa pergunta? É a soma de uma P.G. (progressão geométrica)
Lukyo: a1 = 1,15 e q = 1,15
gabrielcguimaraes: Oi. A soma da PG não tem mistério, a não ser que você queira especificamente que eu crie a pergunta. O que queria saber era se o somatório teria alguma propriedade útil, mas pelo visto não.
gabrielcguimaraes: Dá aprox 499,95, que era o valor esperado.
Lukyo: 1,15 = 115/100 = 23/20. Mesmo em forma fracionária não parece nada de mais
gabrielcguimaraes: Sim
Perguntas similares