• Matéria: Geografia
  • Autor: jguifreitas3232390
  • Perguntado 3 anos atrás

como a segunda revolução agrícola contribuiu com o aumento de produtividade em países desenvolvidos​

Respostas

respondido por: dennelopes
0

Resposta:

A principal vantagem trazida pela Revolução agrícola foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho. Com isso países desenvolvidos tiveram mais produtos para consumir.

O contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) colocou em questão a necessidade de garantia da segurança alimentar em ampla escala. Para que esse objetivo fosse possível, era imprescindível a maior oferta de alimentos com base em um ganho de produtividade na agricultura. Esse foi um dos motivadores do processo de inovação tecnológica no campo, embora não tenha sido o único.

Por intermédio do melhoramento genético e do desenvolvimento de fertilizantes e técnicas de preparo do solo, foi possível adaptar os cultivos a condições climáticas e solos diversos, como o caso da soja nos Cerrados. Somou-se a isso o avanço nas pesquisas e no incremento tecnológico proporcionado pelos trabalhos derivados da Revolução Agrícola.

Anexos:
Perguntas similares