Respostas
Resposta:
Há indícios de que os primeiros grupos de pessoas chegaram na China antiga, por volta dos anos de 7000 a. C. e 5000 a. C. Esses grupos de indivíduos desenvolveram as suas sociedades distintas nas imediações do rio Huang-Ho, mais conhecido como rio Amarelo e do rio Yang-Tsé, mais conhecido como rio Azul.
Da mesma forma como aconteceu em outras civilizações da Antiguidade, o uso dos rios teve uma importância fundamental para o desenvolvimento das atividades agrícolas da região. As terras que ficavam nas margens do rio Amarelo eram muito férteis, por causa das camadas de loess.
Normalmente, esses grupos dedicavam o tempo para atividades como: a caça, a coleta de alimentos e a
Entre os anos de 3000 a. C. e 1800 a. C., as culturas de Longshan e Yangshao começaram a surgir no território chinês. De acordo com estudos arqueológicos, foram encontrados indícios do surgimento dessas culturas, como edificações e muros feitos com tijolos, objetos feitos de cobre e peças feitas de cerâmica.
Dinastias
Dinastia é a denominação dada para um grupo de reis e rainhas que pertencem a uma mesma família e se sucedem em um mesmo governo. De acordo com historiadores, existem tradicionais estados soberanos na história, que apresentam dinastias contínuas, como o Egito Antigo e a China Imperial.
Boa parte da história política da Europa, também foi dominada por dinastias. Até o século XIX, era certo que a função legítima de um monarca seria para ampliar a riqueza, o poder e o território dos membros de sua família, ou seja, tudo girava em torno do engrandecimento de sua dinastia.
Dinastia pode também ser chamada de “casa real” como: Casa de Windsor ou Casa de Grimaldi e também pode ser denominada como “imperial”, “real”, “ducal”, “principesca” ou “condal”, vai depender do título que os governantes possuem. Pode se referir também ao período em que a família reinou, ou episódios, costumes e inventos da época, como o vaso da dinastia Ming.
As primeiras dinastias da China antiga foram:
Dinastia Xia
Durante muito tempo, a China antiga foi governada pelas dinastias. Há indícios de que a primeira delas tenha sido a dinastia Xia, que se desenvolveu entre os anos de 2205 a. C. e 1818 a. C.
Existem poucos vestígios sobre a época em que os Xias ficaram no poder. Acredita-se que esse período tenha perdurado mais de 500 anos, com cerca de 17 reis. O fim da dinastia Xia teria acontecido, por causa da má administração do então rei chamado Xia Jie, que era considerado por seu povo, como um ditador.
Dinastia Shang
Depois de várias alianças e disputas entre os reinos da China antiga, a dinastia Shang atingiu o poder entre os anos de 1500 a. C. e 1050 a. C. Os Shang criaram um exército poderoso e assim conseguiram aumentar os seus territórios. Os reis dessa dinastia eram classificados como “filhos do céu” e tinham poderes absolutos.
Enquanto estava sob o domínio dos Shang, a China antiga conseguiu aperfeiçoar a escrita; as atividades artesanais com pedras de jade; a metalurgia feita em bronze para a confecção de armas, carruagens de combate e urnas funerárias, além do desenvolvimento da tecelagem da seda.
Objeto da dinastia Shang. (Foto: Wikimedia Commons)
Dinastia Zhou
No ano de 1027 a. C. algumas disputas internas pelo poder, acabaram enfraquecendo os Shang, que foram derrotados pela família Zhou, que era um clã muito importante da região oeste do território chinês. Eles governaram a China antiga entre os anos de 1050 a. C. e 256 a. C.
Com objetivo de dominar territórios novos, os Zhou formaram alianças militares com famílias de nobres poderosas que ocupavam as áreas do interior. Eles tinham o interesse na troca de armas e de soldados para fortalecer o exército e para isso, ofereciam uma parte das terras que conquistaram. Gradualmente, os nobres conseguiram se fortalecer e dominar extensas áreas.
Dinastia Qin
No decorrer do tempo, os nobres que habitavam o interior da China antiga, foram ficando cada vez mais poderosos e com isso, passaram a disputar entre eles mesmos, pelo poder e pelos os territórios do reino Zhou.
No ano de 481 a. C., a China antiga estava dividida entre sete grandes reinos rivais e eles batalhavam entre si. O príncipe Qinshi Huangdi, da dinatia Qin, acabou conquistando todos os territórios rivais e assumiu o poder, como primeiro imperador da China, no ano de 221 a. C. A dinastia Qin durou os anos de 221 a. C. a 207 a. C.
Dinastia Han
No ano de 210 a. C., depois de encarar várias guerras e revoltas internas, o imperador Qinshi Huangdi morreu. A partir disso, ocorreu uma crise e algumas disputas pelo poder imperial. Esse impasse só terminou com a vitória de Lui Bang, da dinastia Han, no ano de 206 a. C.
A dinastia Han durou os anos de 206 a. C. a 220 d. C., quando entrou em decadência. O governo dessa dinastia ficou enfraquecido por causa de várias revoltas e algumas pressões que grandes famílias da nobreza fizeram. Com isso, aconteceu a divisão do império da China antiga, em três grandes reinos: Wu, Shu e Wei, essa fragmentação perdurou até o ano de 265 d. C.
Explicação:
espero ter ajuda vc ;)