• Matéria: Português
  • Autor: profgizelda
  • Perguntado 3 anos atrás

QUESTÃO 1

— Guerreiro branco, Iracema é filha do pajé, e guarda o segredo da jurema. O guerreiro que possuísse a virgem de Tupã morreria.
— E Iracema?
— Pois que tu morrias!...
Esta palavra foi sopro de tormenta. A cabeça do mancebo vergou e pendeu sobre o peito; mas logo se ergueu.
— Os guerreiros de meu sangue trazem a morte consigo, filha dos tabajaras. Não a temem para si, não a poupam para o inimigo. Mas nunca fora do combate eles deixarão aberto o camucim da virgem na taba de seu hóspede. A verdade falou pela boca de Iracema. O estrangeiro deve abandonar os campos dos tabajaras.
— Deve, respondeu a virgem como um eco.
Depois sua voz suspirou:
— O mel dos lábios de Iracema é como o favo que a abelha fabrica no tronco da guabiroba: tem na doçura o veneno. A virgem dos olhos azuis e dos cabelos do sol guarda para seu guerreiro na taba dos brancos o mel da açucena.

ALENCAR, José de. Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática, 1991.

Iracema é um dos grandes marcos da literatura romântica, sendo subclassificado como romance indianista. Tendo em vista, a leitura do excerto apresentado e as discussões históricas e estéticas sobre esse gênero da prosa romântica, avalie as afirmações a seguir considerando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

I. A virgindade e a pureza de Iracema são marcas também recorrentes nas outras heroínas românticas, o que ecoa os traços moralistas presentes na produção literária de José de Alencar.
II. Embora em forma de prosa, o texto de Iracema revela-se profundamente lírico, valendo-se sobretudo de alusões à natureza para reforçar o tom poético, sendo classificado como prosa poética.
III. A construção física de Iracema revela um dos aspectos do complexo colonial presente na literatura romântica: a aproximação com o perfil europeu e o distanciamento étnico dos povos nativos.
IV. Iracema emula o mito do bom selvagem: um ser bom e puro, mas que acaba corrompido ao ter contato com o homem branco, o qual é sempre retratado como mau e mesquinho.

Respostas

respondido por: samiadna
3

Resposta:

VVFV

Explicação:

VVFV
I - No Romantismo idealizava-se o amor e exaltava-se o comportamento moral virginal e puro.
II - A prosa de Iracema, devido suas características, é considerada uma prosa poética.
III - A construção PSICOLÓGICA e COMPORTAMENTAL de Iracema, aproximava-se ao perfil europeu, porém sua forma física não. Ela é representada com características indianista.
IV - O mito do bom selvagem é utilizado, sendo um civilizado o responsável a corrupção.

Espero ter ajudado!  

Perguntas similares