Após a revolução da Rússia no século 19 Rússia enfrenta crises politicas e sócias, quais foram elas?
Respostas
Resposta:
Principais consequências
desapropriação das terras de burgueses e da Igreja;
distribuição dessas terras aos camponeses;
estatização dos meios de produção (fábricas, lojas, bancos etc.).
Explicação:
Consequências da Revolução Russa
Agora no poder, Lênin busca a realização e a implantação de uma sociedade igualitária e libertária. Dessa forma, várias medidas foram tomadas, como:
desapropriação das terras de burgueses e da Igreja;
distribuição dessas terras aos camponeses;
estatização dos meios de produção (fábricas, lojas, bancos etc.).
O início do governo de Lênin foi marcado, ainda, por uma guerra civil que abalou profundamente o país. Liderado por Trotsky, o Exército Vermelho derrotou o Exército Branco (oposição à revolução) e manteve os bolcheviques no poder. Entretanto, o cenário ainda era de paralisação econômica e crise social.
Buscando a restauração da confiança no governo, foi lançada Nova Política Econômica (NEP), que estimulava a produção interna e a entrada de capital externo na Rússia. Esse processo resultou na volta do crescimento econômico e no fortalecimento industrial e agrícola do país.
Em 1922, cinco anos após a revolução, foi instituída a URSS (União das Repúblicas Soviéticas Socialistas).
Revolução Russa: conclusão
Após a morte de Lênin, no ano de 1924, uma disputa pelo poder foi travada por Trotsky e Stálin, de modo que o segundo saiu vencedor e assumiu o governo. Trotsky fugiu do país e foi morto na Cidade do México, em 1940.
Ao mesmo tempo em que a URSS se tornou protagonista no cenário mundial, derrotando o nazismo na Segunda Guerra juntamente com Estados Unidos e Reino Unido, o regime totalitarista também é considerado extremamente rígido, principalmente nos tratos com a oposição e a imprensa, sendo responsável por inúmeras mortes.
A Revolução Russa de 1917 é um dos movimentos sociais e políticos mais importantes da História, principalmente para o desenvolvimento de todo o contexto vivido no século XX na Rússia. Suas repercussões ecoam em diversas partes do mundo até os dias de hoje, influenciando governos em vários países e a própria forma de se fazer política, em tendências de esquerda e direita.
E aí, curtiu nosso post? Então não deixe de reforçar o seu conhecimento com os nossos exercícios sobre a Revolução Russa! Aproveite também para conferir nosso artigo sobre a Romênia.