A Independência do Brasil foi levada a cabo somente por D. Pedro ou teve outros envolvidos nesse fato histórico?
(A)Não, não foi só por D. Pedro, uma vez que a elite brasileira estava por trás de todas as prerrogativas e tratativas ligadas ao processo de Independência.
(B)Sim, foi só por D. Pedro, e não houve mais ninguém que se envolveu nesse processo ou tenha ajudado de alguma forma nele.
(c) Não, não foi só por D. Pedro, já que D. João VI também ajudou muito para que o processo de Independência se consolidasse.
Por favor preciso responder hj!
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
Fiz e acertei no Cmsp
Embora tenha declarado a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I não conduziu o processo de emancipação de Portugal sozinho. Por trás de sua intenção havia também o poder das elites brasileiras e seus interesses, que eram compatíveis com os da libertação das amarras coloniais portuguesas. Portanto, a resposta certa é a letra A.
Independência e poder
Nenhum processo de independência pode ser resumido à vontade de um indivíduo, muito menos o de um país com dimensões continentais como o Brasil. Embora o sistema político da época fosse bastante centralizado na figura do rei, era impossível exercer esse poder de forma absoluta em todo o território.
Portanto, o poder do monarca tem limites e é exercido por outros meios, como o reconhecimento de autoridades locais, que representam o poder real onde o monarca não está presente.
No caso do Brasil do começo do século XIX, essas autoridades locais eram as elites escravistas e os altos funcionários da Igreja Católica, que reconheciam e legitimavam o poder de D. Pedro I e sustentaram o processo de independência brasileiro, junto com a participação popular.
Entenda mais sobre a independência do Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46773416
#SPJ2