• Matéria: Pedagogia
  • Autor: laerciolemos98
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com Perrenoud (2000), a competência é a mobilização de recursos que possibilita atuar em uma situação real concreta. Em relação à competência “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, assinale a opção que apresenta uma situação relacionada a essa prática.

Respostas

respondido por: tox1cwgc
1

Resposta:

cadê as opções de respostas?

respondido por: batattaaa
0

Resposta:

Explicação:

Correção da Avaliação: MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Nota Máxima: 10,00

Nota Apurada: 10,00

1ª Tentativa

Quantidade de Questões: 10

1ª) Como pode ser entendido o processo de formação docente?

a) A formação docente é um processo permanente de busca pelo conhecimento. - RESPOSTA CORRETA

b) Este é um processo sob responsabilidade das universidades e das instituições de ensino.

c) A formação docente é somente aquela realizada durante a graduação.

d) É aprender cada vez mais sobre tecnologias.

e) É entender o que se passa no contexto que está presente.

2ª) Mesmo com todas as Leis, Decretos, propostas e avanços no sentido da educação inclusiva, ainda existem muitas dúvidas e lacunas para a eficácia do processo de inclusão. Diante desta evidência, assinale a alternativa CORRETA:

a) A metodologia aplicada nos programas de capacitação e atualização do professor já vem preestabelecida e pode levar a uma prática desconectada da realidade dos alunos.

b) Certamente, todas as instituições de ensino superior no Brasil incluíram em seus currículos uma disciplina específica relativa à educação especial e inclusiva, de modo satisfatório.

c) No Brasil, para atuar na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, bem como no Ensino Médio, o professor deverá ter formação em nível superior; porém, em algumas regiões isto não acontece. - RESPOSTA CORRETA

d) A elaboração dos currículos segue a orientação das estâncias superiores do sistema educacional, sendo elaborados pelas secretarias de ensino e enviados às escolas para serem seguidos.

e) Os maiores obstáculos na prática inclusiva são gerados pela falta de autonomia dos professores dentro da sala de aula, uma vez que é preciso agir sempre de acordo com modelos predefinidos de ensino.

3ª) A introdução da tecnologia não deve gerar uma necessidade instantânea para descartar o que funcionava anteriormente: o que a escola e os professores fazem de melhor deve ser avaliado antes que haja esta substituição. Considerando esta afirmação, o que é essencial na formação docente?

a) Deixar que os alunos aprendam por conta própria.

b) Continuar com as antigas práticas para não se perder o histórico da profissão.

c) Olhar o contexto social atual e, a partir deste, repensar os programas de formação.  - RESPOSTA CORRETA

d) Introduzir o material mais tecnológico possível para manter o aluno atualizado.

e) A tecnologia ser inserida aos poucos na prática de sala de aula.

4ª) O grande desafio da mudança para a educação inclusiva é a conscientização de que ela não é apenas uma meta, mas uma jornada com o propósito de acolher todos os alunos e com eles desenvolver um trabalho que os leve a uma vida digna e com igualdade de direitos em todas as áreas: de educação, saúde, trabalho, segurança, lazer, integridade física e moral. Todos os profissionais envolvidos precisam de capacitação adequada para exercer sua função, por meio de formação, avaliações e reciclagens. Com relação à formação e capacitação, assinale a alternativa CORRETA:

a) A experiência e postura de profissionais da educação com mais tempo de carreira é sempre positiva na capacitação de professores novatos.

b) A formação se constrói, especificamente, através de cursos de conhecimentos ou de aprendizagem de novas técnicas.

c) A reciclagem e a formação se destinam somente aos professores das classes, pois são eles que estão diretamente lidando com os alunos.

d) Os fatores capacidade e competência dos professores de classe são básicos para que a inclusão de fato aconteça nas escolas.  - RESPOSTA CORRETA

e) O professor de escola pública que já atuava em turmas comuns deve procurar, por si mesmo, recursos que o capacitem para trabalhar com a inclusão.

5ª) Ao elaborar seu plano de ensino, o professor deve levar em conta todo o contexto funcional e pedagógico da escola, os alunos com quem vai trabalhar e os recursos dos quais fará uso, a fim de alcançar o progresso desejado na aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:

a) A maioria dos mal-entendidos e erros comuns dos alunos deve ser considerada como falta de atenção, não influenciando no planejamento das atividades.

b) Apesar de muitas vezes o professor ter uma classe com um número elevado de alunos, ele precisa conhecer cada um deles, para entender como se dá a aprendizagem em nível individual.  - RESPOSTA CORRETA

c) O professor não deve estabelecer expectativas em relação à aprendizagem e comprometimento dos alunos com deficiência e no cumprimento de tarefas.

d) O professor, muitas vezes, reconhece as necessidades individuais do aluno, mas não cabe a ele, e sim ao assistente, buscar apoio para que elas sejam atendidas satisfatoriamente.

e) O professor planeja suas atividades visando alcançar os mesmos resultados com todos os alunos.

6ª) São exemplos de Tecnologias de Informação e Comunicação:

a) Computador, papel, televisão, memória flash.

b) Notebook, tablets, Smart TV, rádio, console de jogos.  - RESPOSTA CORRETA

c) Livro, correio eletrônico, internet, computador.

d) Console de jogos, correspondência, rádio, podcast.

e) Tecnologia de acesso remoto, lápis, quadro.

7ª) Para Perrenoud (2000), entre as dez competências definidas para ensinar, encontra-se 'formar para as novas tecnologias', o que implica:

a) Disponibilizar, amplamente, o acesso à internet.

b) Possibilitar ao aluno fazer programações e desenvolver o pensamento crítico.

c) Ensinar a utilizar as funcionalidades de um software.

d) Fornecer ferramentas para que o aluno possa se comunicar, trabalhar, decidir e pensar.  - RESPOSTA CORRETA

e) Dar condições para que o aluno domine as funcionalidades do hardware.

8ª) Na visão dos professores, quando é possível ser mais crítico?

a) Quando se tem mais tempo para estudar os conteúdos de aula.

b) Criticidade vem junto com o conhecimento.

c) Quando a sociedade ajuda a fomentar a crítica aos professores.

d) Quando os professores podem vivenciar na prática situações de reflexão sobre sua formação. - RESPOSTA CORRETA

e) Quando os professores podem pensar e participar dos textos das políticas públicas de educação.

9ª) Perrenoud (2000) define que os recursos que são mobilizados por uma competência são sustentados por outros mais limitados. Dessa forma, para cada competência existem competências específicas relacionadas. Analise as competências de recursos de suporte a seguir:

I- Prevenir a violência dentro e fora da escola.

II- Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em sala.

III- Lutar contra preconceitos e discriminações.

​​​​​​​A competência-chave para a formação docente, segundo o autor, está relacionada a qual competência específica?

a) Administrar sua própria formação contínua.

b) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.  - RESPOSTA CORRETA

c) Informar e envolver os pais.

d) Participar da administração da escola.

e) Administrar a progressão das aprendizagens.

10ª) De acordo com Perrenoud (2000), a competência é a mobilização de recursos que possibilita atuar em uma situação real concreta. Em relação à competência “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, assinale a opção que apresenta uma situação relacionada a essa prática.

a) A professora Ana é extremamente dedicada e está sempre disponível para seus alunos, para além da sala de aula. Por isso, busca estar em contato constante com os pais deles, apresentando-lhes relatórios sobre o desempenho de seus filhos, além de lhes pedir sugestões.

b) O professor Gustavo, muito ligado às tendências tecnológicas, propôs uma atividade de interação entre os alunos, na solução de problemas, utilizando um software de simulação.

c) Ester elaborou um projeto no qual os alunos opinaram diretamente quanto aos critérios avaliativos, bem como instituíram um comitê para sugerir ações do interesse deles.

d) José Lucas entrou em sala em um determinado dia e percebeu que os alunos estavam inquietos e reativos. Durante algum tempo, observou o comportamento desses alunos e, assim, sugeriu à coordenação formar grupos de apoio aos estudantes, para solução de problemas do grupo.

e) A professora Ana, visando estimular os alunos a terem uma visão crítica sobre os aspectos da economia, dividiu a turma em grupos para que desenvolvessem um projeto para retratar os diferentes planos econômicos adotados pelo Brasil, nas últimas três décadas. Os grupos organizaram apresentações que mostraram, além do plano, o que acontecia no Brasil e no mundo naquele período. O trabalhou foi desenvolvido ao longo de um bimestre.  - RESPOSTA CORRETA

Perguntas similares