Respostas
A chegada de Getúlio Vargas ao poder se deu por meio da Revolução de 30, que pôs fim ao domínio político das elites paulista e mineira. Durante anos, esses dois estados dominaram a política brasileira, através de um sistema de alternância de poder na Presidência da República.
A crise de 1929 contribuiu para diminuir as exportações de café brasileiras, que eram a principal fonte de renda do país. Assim, a crise econômica aumentou, fragilizando ainda mais o sistema político oligárquico dominado pelas oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais e abrindo espaço para uma alternativa política, como Getúlio Vargas.
A crise de 1929 e a ascensão de Getúlio Vargas
A quebra da bolsa de Nova York em outubro de 1929 foi sintoma de uma crise econômica de superprodução e de subconsumo. Em resumo, produzia-se muito mais do que a população norte-americana conseguia consumir, considerando a grande desigualdade entre pessoas na época.
Assim, quando a crise se instalou, os níveis de consumo caíram muito, assim como os gastos estatais norte-americanos. Como os Estados Unidos eram o principal comprador do café brasileiro, isso afetou as exportações brasileiras, que já vinham em crise desde o início do século XX.
Em contextos de crise política e/ou econômica, o sistema político passa a ser questionado, abrindo espaço para figuras que, de outro modo, não conseguiriam ascender politicamente. Foi o caso, por exemplo, de Hitler, Mussolini e, no Brasil, de Getúlio Vargas.
Entenda mais sobre Getúlio Vargas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40322777
#SPJ2