• Matéria: ENEM
  • Autor: anacecilia9969
  • Perguntado 3 anos atrás

A política pública de assistência social é, no Brasil, uma área com avanços expressivos ao longo do século XX e neste início de século XXI, especialmente com relação às mudanças ocorridas nas primeiras décadas de organização do trabalho de assistentes sociais, inicialmente atrelados aos interesses da elite política e econômica que gerenciava o Estado. Nesse sentido, o paradigma do funcionamento da assistência social é um tema relevante à formação do profissional de Sociologia pelas interfaces estabelecidas com o governo, com movimentos de trabalhadores, com outras lutas e movimentos sociais, no processo de redemocratização e também na comntemporaneidade, em que temos em funcionamento no Brasil o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com relação a tal área de política pública, o excerto do texto de Bichir e Gutierres (2019) discute elementos que persistiram, em alguma medida, na conformação da política de assistência social no Brasil e outros fatores que sofreram alterações com o passar das décadas e a ampliação das demandas sociais no contexto democrático atual. BICHIR, Renata; GUTIERRES, Kellen. Sistema Único de Assistência Social: ideias, capacidades e institucionalidades. In: ARRETCHE, Marta et al (Orgs. ). As políticas da política: desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT. São Paulo: UNESP, 2019, p. 269-293. Com relação ao excerto, analise as afirmações a seguir, bem com a relação proposta entre elas: I – As maiores alterações na organização dessa política pública ocorreram a partir de meados de 1990, com o estabelecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a criação do Conselho Nacional de Assistência Social, por exemplo. Contudo, persiste, em alguma medida, o ideário da assistência social como filantropia. PORQUE II – A organização inicial da profissão do assistente social, no Brasil, se deu no contexto de defesa, pelo Estado, da manutenção das condições sociais existentes, de modo que tais profissionais pa


joycescapi: alternativa I

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

O serviço social funciona como um instrumento direto na busca por uma sociedade mais justa e equilibrada. Ambas as alternativas se complementam.

Qual respaldo o assistente social fornece à sociedade?

Consideramos também que o papel do assistente social é de fornecer respaldo e tutela para que algumas garantias sejam exercidas, como por exemplo: a educação e saúde de forma digna, a segurança e a alimentação, auxiliando inclusive no projeto de vida, considerando os processos políticos, culturais, sociais e econômicos existentes em nossa sociedade.

Por fim, o papel do assistente social está diretamente ligado a busca de um espaço melhor desenvolvido.

Mais sobre o serviço social:

https://brainly.com.br/tarefa/30626736

#SPJ4

Anexos:
respondido por: rafaelsouza555
1

Resposta:

Alternativa 1

Explicação:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

Perguntas similares