Durante nossas conversas, nas aulas, discutimos as formas de violência que podem ser causadas contra um sujeito. Nos deparamos com a violência em várias classes sociais e contra vários sujeitos em nossa sociedade. Não importa se é criança, adolescente, mulher, idoso ou outros. Cabe aqui falarmos especificamente desses grupos pois eles ainda merecem a proteção por parte da nossa sociedade, considerando a sua fragilidade. São aqueles consideráveis vulneráves e que merecem uma atenção diferenciada tanto por parte do Poder Público quanto da própria sociedade. Vários são os relatos de situações de violência contra crianças, que são aqueles que possuem de 0 a 12 anos. São sujeitos mais frágeis, que precisam de maiores cuidados, orientações, afeto, considerando que ainda está em desenvolvimento físico, mental e psicológico. Casos de grande repercusão podem acabar chamando ainda mais a atenção do Poder Público, possibilitando até mesmo a criação de uma lei que seja mais rígida, com uma punição mais severa para que se tenha mais cuidados com esses sujeitos. Veja como exemplo o caso descrito abaixo do menino Henry Borel. "A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta quinta-feira (8) o vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido), e sua companheira, a professora Monique Medeiros, no curso do inquérito que apura a morte do filho dela, Henry Borel Medeiros, de 4 anos. Segundo os policiais, os dois atrapalhavam as investigações, intimidando testemunhas e combinando versões. Ambos negam terem cometido qualquer irregularidade. Em entrevista coletiva, o delegado responsável pelo caso afirmou não ter dúvida da autoria do crime, envolvendo a mãe e o padrasto de Henry. A defesa deles diz que tomará medidas para tentar a liberdade de Dr. Jairinho e Monique. Já o promotor de Justiça, Marcos Kac, disse à CNN que o vereador e a mãe do menino estavam de "malas prontas para fugir". De acordo com ele, duas malas de viagem foram encontradas cheias de roupa durante a diligência da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (8). O caso ganhou repercussão nacional e comparações com a morte de Isabella Nardoni, que terminou com a condenação em 2010 do pai dela, Alexandre Nardoni e da madrasta, Anna Carolina Jatobá, por assassinato. "
Uma situação que ainda vem sendo apurada e que não podemos, nesse primeiro momento acusar ninguém dos fatos acima descritos até que se prove o contrário pelo Poder Judiciário. O caso de Henry chamou tanto a atenção pela narrativa, os envolvidos, que acabou sendo criado um Protejo de Lei nº 1360/2021 para que crimes como este tivessem uma punição mais severa, sendo considerados inclusive como hediondo. Diante dos fatos relatados acima, com relação a formas de violência que podem ser cometidas contra a criança e o adolescente, pesquise, reflicta e escreva a partir das questões abaixo:
A) Primeiramente faça uma pesquisa relatando se a Lei da Palmada, Lei 13. 010/2014, trouxe de fato mudanças significativas, a partir de seu ponto de vista, para a sociedade e de que forma essas mudanças puderam ser visualizadas no dia-a-dia das estruturas familiares. B) Feita a pesquisa, vimos que como profissionais precisamos ter uma visão externa, ou seja, não nos envolver emocionalmente ou pessoalmente, com os conflitos que são levados a nosso conhecimento. Faça uma pesquisa trazendo três situações conhecidas (pode ser em seu município, estado ou país) e que essa visão não foi respeitada, tendo assim um olhar com envolvimento dos profissionais que estavam acompanhando o caso. C) O caso do menino Henry, que aconteceu recentemente, ganhou repercussão nacional pelos acontecimentos e pela forma que ele aconteceu. Nesse caso especificamente aponte as possíveis falhas no atendimento feito tanto a família quanto ao menino e que poderiam ter evitado o resultado que se obteve, lembrando que você vai pesquisar essa historia nos jornais, sites, revistas, e até mesmo blogs para ter uma visão geral sobre os procedimentos relatados no tocante ao caso
Respostas
A) A Lei da Palmada foi criada para proibir as chamadas "palmadas educativas" dos pais contra as crianças. Desde 2013 até os dias atuais, vê-se uma evolução na forma de educar as crianças.
Uma pesquisa rápida na internet, podemos encontrar vários pais ensinando e dando dicas do que chamam de Educação Positiva.
É uma forma de mostrar que a criança aprende muito mais com conversas e repetição do que com violência física. Pode-se dizer que houve mudanças em muitas pessoas do ponto de vista social, embora outras ainda mantenham o pensamento antigo que palmada funciona.
B) Todos os dias, acontecem relatos de casos de maus tratos e espancamentos de adultos contra crianças. Um desses casos, foi o Caso Lauanny, uma bebê de 2 anos que foi espancada até a morte pelo pai e madrasta.
O caso Rhuan Maycon, de 9 anos, que foi morto esfaqueado e esquartejado pela mãe e madrasta em maio de 2019. Elas foram presas tentando acobertar o crime, mas foram denunciadas pelos vizinhos.
Caso Miguel Rodrigues dos Santos, 7 anos, foi morto e seu corpo desovado pela mãe e madrasta. A investigação do caso aponta torturas físicas e psicológicas contantes sobre o menino.
Com o olhar de especialista, muitas vezes, a justificativa para comportamento tão violento contra as crianças é sempre o mesmo: corrigir o mau comportamento das crianças.
C) O caso do menino Henry, de 4 anos foi um dos que mais chocou o Brasil. As falhas que podem ter ocorrido durante esse caso foram por questão de atenção.
O menino passou a frequentar a psicóloga, assim que mudou para casa com a mãe e o padrasto. Segundo a profissional, a criança se recusava a voltar para a casa com a mãe.
O pai chegou a ouvir a reclamação do menino sobre "abraços muito fortes" do padrasto. E também dizia que a mãe era má. Um olhar mais atento sobre as queixas da criança e o afastamento do menor daqueles que se queixavam, poderiam ter evitado o fim trágico da criança.
Lei da Palmada
Essa Lei foi criada em decorrência a muitos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil inteiro. Ela serve para trazer uma punição mais severa a casos de violência infantil.
Ela tem como objetivo tornar o direito das crianças e adolescentes de viverem fora de um lar violento que pode levá-los a morte. Além de evitar o uso de "corretivos" físicos cruéis ou degradantes.
Entenda mais sobre a Lei da Palmada: https://brainly.com.br/tarefa/22591377
#SPJ1