3) No começo do Século XX a Rússia passou por uma série de agitações e conflitos "greves e revoltas". Quais eventos foram esses, como se desenrolaram e as suas consequências.
4) Após o termino da grande guerra, os EUA despontaram como a maior potência econômica do planeta, e a década de 20 dos anos 1900 ilustram bem esse "BOOM econômico" vivenciado pelos norte-americanos. Explique e exemplifique como os EUA ascenderam e declinaram nos loucos anos 20.
5) A grave crise econômica teve grande repercussão ao longo dos anos seguintes, culminando por exemplo, na ascensão dos regimes totalitários, descreva esse processo. POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDAAA!EU PRECISO ATÉ AMANHÃ DE MANHÃ ⚠️⚠️⚠️
Respostas
Resposta:
3- O agravamento das tensões sociais depois de 1905, nas cidades e no campo, a organização dos sovietes e o agravamento da crise econômica com a entrada do Império Russo na Primeira Guerra. Orientar os alunos a comparar, com apoio do texto didático, a orientação ideológica e as mudanças implementadas pelas duas revoluções russas de 1917: a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro.
4- Durante grande parte da década de 1920, os Estados Unidos aproveitaram-se de um período de prosperidade não balanceada. Os preços de produtos agropecuários e os salários em geral caíram no país após o fim da guerra, enquanto que novas indústrias, tais como o rádio, filmes, automóveis e químicos, prosperaram. A partir de 1919 os Estados Unidos da América reafirmaram a sua hegemonia no setor industrial mundial, numa altura em que a Europa passava por uma crise motivada pela desvalorização da moeda, o aumento de preços e a deterioração dos conflitos sociais, em grande medida consequências da Primeira Guerra Mundial.A Crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior crise do capitalismo financeiro. O colapso econômico teve início em meados de 1929, nos Estados Unidos, e se espalhou por todo o mundo capitalista. Seus efeitos duraram por uma década, com desdobramentos sociais e políticos.
5- "O auge do totalitarismo aconteceu nas décadas de 1920 e 1930, na Europa, e o surgimento desse sistema político está diretamente relacionado com as consequências do pós-guerra. A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento marcante na história mundial e, ao fim desse conflito, o saldo deixado foi de destruição, morte e muita crise – tanto política quanto econômica. Após a Primeira Guerra, a destruição material e a quantidade de mortos tinham alcançado níveis sem precedentes. Além disso, o desfecho do conflito havia deixado uma série de ressentimentos, o crescimento do comunismo atemorizava as classes médias e altas da Europa Ocidental, e as crises econômicas afetava a todos e levava países à falência. Todos esses elementos levaram muitos a questionar as qualidades da democracia liberal e, com isso, o autoritarismo passou a ser visto como a solução de todos os problemas que acometiam o mundo. Essa defesa do autoritarismo fez com que inúmeras democracias ruíssem na Europa, e pouquíssimos países conseguiram sustentar suas instituições políticas democráticas naquele período."