No senso comum acredita-se que ser cidadão é algo “automático”, que a pessoa adquire por ocasião do seu nascimento. A respeito dessa ideia, podemos afirmar:
Respostas
Resposta: O Senso Comum traz a ideia que o conceito cidadão já começa a valer desde o nascimento de cada pessoa (letra D).
Letra D: Essa ideia é verdadeira se pensarmos na questão da nacionalidade, porém a efetivação da cidadania depende de uma série de outros fatores.
Explicação: Isso ocorre porque todo ser humano é dotado de direitos e deveres. Nesse sentido, a ligação entre ser humano e cidadania está correta.
No entanto, a efetivação da Cidadania depende dos governantes e legisladores que formam o Estado. Na prática, a Cidadania representa o exercício prático dos direitos e deveres que são fornecidos pelo Estado.
Por fim, vale destacar que o Senso Comum é baseado no compartilhamento de histórias e narrativas entre cada grupo social (conhecimento popular). Nessa lógica, as pessoas costumam aceitar passivamente (sem questionar) todas as histórias ligadas ao Senso Comum.
Resposta:
Essa ideia é verdadeira se pensarmos na questão da nacionalidade, porém a efetivação da cidadania depende de uma série de outros fatores.
O que é cidadania?
Cidadania remete à cidade e o modo de viver junto corresponde à comunidade.
Expressa, na sociedade, o modo como os indivíduos convivem entre si num espaço comum.
Portanto, os grupos sociais podem conviver e interagir por meio de regras válidas para todos, pois há corpos políticos que possuem autoridade para regulamentar a vivência humana em sociedade.
Saiba mais sobre cidadania em: brainly.com.br/tarefa/18206595
Explicação: