A frase “formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio – e mais tarde de negro – na composição” é creditada a quem?
Escolha uma opção:
a. Gilberto Freyre
b. Sérgio Buarque de Holanda
c. Darcy Ribeiro
d. Fernando de Azevedo
e. Rui Barbosa
Respostas
Resposta:
Letra A - Gilberto Freyre
Explicação:
Gilberto Freyre em "Casa Grande e Senzala" discorre sobre a formação social do Brasil e sobre a identidade do país. Ele afirmava que a mistura de etnias era a maior riqueza do Brasil e que a colonização da América era obra da iniciativa particular, sem grandes conflitos abertos. Letra A é a resposta correta.
Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre:
- até então, as interpretações sobre o Brasil eram marcadas pelo Darwinismo Social, destacando os malefícios da mistura de etnias;
- Freyre por sua vez, afirmava que o elemento fundante da identidade nacional era a diversidade;
- a brasilidade é síntese entre a cultura portuguesa dos colonizadores, a matriz indígena e a cultura trazida pelos africanos;
- Freyre afirmava que a colonização criou uma sociedade capaz de lidar com as diferenças;
- Para ele, a colonização ocorreu com pouco uso da violência;
- segundo o autor, os engenhos tinham um papel social importante;
- destaca a importância da religião católica para a formação do Brasil, em contraponto à religião protestante anglo-saxônica. O catolicismo possibilitou um desenvolvimento diferenciado para o Brasil.
Há inúmeras críticas às obras de Freyre, como o fato do autor não ter explorado de forma fiel as relações entre dominadores e dominados, negros/brancos e indígenas/brancos. Sua obra acaba romantizando relações de poder.
O trecho em destaque na questão é do livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, publicado em 1933.
Leia mais sobre a formação do Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/16632243
#SPJ2